Comissão voltará à unidade na próxima segunda, 25
Texto: Ascom
Os parlamentares que compõem a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Luís reforçam a agenda de visitas às unidades escolares da rede de ensino do município, cumprindo vasta agenda. Na tarde de quarta-feira (20), a comissão esteve na Unidade de Educação Básica (UEB) Professor Rubem Almeida, localizada no bairro do Coroadinho. A visita teve como objetivo verificar as condições estruturais da escola. Presentes ao momento, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), que preside a comissão, e os colegas de parlamento, Marcial Lima (Podemos) e Nato Júnior (PDT).
O co-vereador Jhonatan Soares, destacou que a comissão tem contribuído para ampliar os debates pela educação pública de mais qualidade. “São debates que precisam ser trazidos para a pauta, a fim de encontrarmos a solução. Quando a comunidade busca a Câmara, ela espera respostas. A situação desta escola inviabiliza o ensino e aprendizagem. Não tem como uma criança, um jovem, aprender nestas condições. E o trabalho desta comissão é fazer com que a educação seja melhor e que as demandas sejam solucionadas. Sem educação, não se chega a lugar nenhum”, frisou.
A UEB Professor Rubem Almeida possui 1,3 mil alunos, ofertando ensino fundamental nos três turnos. Há 10 anos, a comunidade escolar reivindica melhorias na instituição. A unidade passou por uma reforma, que foi concluída em julho do ano passado, porém, não houve implantação de vários benefícios e serviços, a exemplo da climatização. Após um ano da intervenção, o prédio apresentou problemas estruturais, segundo observaram os vereadores, durante a visita.
Foi constatado que várias salas estavam com ventiladores sem funcionar. O teto da área de vivência está com risco de queda e para que alunos e servidores não corram risco, foram colocadas escoras de contenção. Outro fator apontado pelos vereadores é quanto ao ambiente insalubre, causado pelo calor excessivo e que prejudica a atuação dos professores e o aprendizado dos alunos. Por conta dos problemas, gestores da unidade decidiram suspender as aulas, no aguardo de solução.
O vereador Marcial Lima pontuou a importância da relação estreita entre comunidade escolar e parlamento municipal. Sendo membro da comissão, ele pontua que o papel do parlamentar é atender às demandas do povo e a educação é uma prioridade. “Participamos de uma audiência com os professores e membros do sindicato desta categoria, onde foi possível debater os problemas da unidade escolar, que são vários. E por isso, os professores decidiram suspender as atividades e aguardam uma solução definitiva da gestão municipal. Teremos novo encontro com esta comunidade escolar e vamos acompanhar esta luta, em busca da solução”, ressaltou.
A Comissão de Educação da Câmara atua no monitoramento da rede municipal de educação e promove reuniões e encontros para discutir estratégias para qualificar o ensino público do município. Os temas tratam de melhorias na educação pública municipal, medidas que garantam mais condições de ensino e melhor estrutura das escolas. Os parlamentares também participam das discussões de projetos no setor. Os debates contam com presença de representantes de instituições educacionais e da sociedade civil organizada.
Agenda
Novo encontro dos vereadores está prevista na unidade, atendendo a convite dos gestores e professores. O encontro será na segunda-feira (25), às 15h, para debater problemas estruturais.
Foram convidados ainda, representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de educação (Semed).