Relatório com as avaliações da vistoria será encaminhado à Semed para as devidas providências.
Texto: Ascom
A Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira – Educação Infantil, no Anjo da Guarda, foi alvo de vistoria da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de São Luís, esta semana. Na visita, vereadores do Coletivo Nós (PT), que preside a comissão, acompanhados dos colegas de parlamento Andrey Monteiro (Republicanos) e Professor Carlinhos (PDT), acompanharam de perto as condições estruturais e pedagógicas da instituição. A escola está sem aulas desde o mês de abril, devido à precariedade da estrutura.
A iniciativa teve como objetivo identificar as condições da unidade escolar e sugerir medidas que garantam um ambiente propício ao desenvolvimento educacional das crianças. “Recebemos uma denúncia e fomos comprovar de perto a situação desta escola, que está sem aulas desde o mês de abril, devido as condições precárias do prédio. Nesta vistoria, constatamos a falta de compromisso com a educação ludovicense”, apontou o co-vereador do Coletivo Nós, Jhonatan Soares.
Os vereadores puderam verificar as instalações da unidade escolar, bem como conversar com gestores, professores e funcionários, a fim de compreender as demandas e necessidades da instituição. Questões como infraestrutura, qualidade do ensino, segurança e bem-estar dos alunos foram avaliadas de forma criteriosa.
“Nossa responsabilidade, como representantes do povo, é assegurar que todas as crianças tenham acesso a uma educação digna e de qualidade. Não podemos tolerar que qualquer obstáculo impeça o pleno desenvolvimento de nossas futuras gerações. Para isso, o apoio de todos os colegas vereadores é fundamental para darmos os passos necessários nessa jornada rumo a uma educação mais justa e inclusiva para todos”, avaliou Jhonatan Soares.
Os vereadores pontuaram ainda, a importância do acompanhamento constante das condições das escolas municipais e se comprometeram a levar as demandas identificadas durante a vistoria, para discussão no âmbito legislativo. A proposta é encontrar soluções efetivas para os desafios enfrentados pela educação pública.
“São muitas escolas da rede municipal que enfrentam estes mesmos problemas, inviabilizando o trabalho de gestores e dos professores. É fundamental que nós, vereadores, estejamos próximos da comunidade escolar, entendendo as necessidades e contribuindo para melhorias necessárias e por uma educação de mais qualidade”, avaliou Andrey Monteiro.
Para o Professor Carlinhos, “a educação é a base para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária e a visita à unidade escolar reforça o compromisso dos parlamentares da capital, em priorizar o ensino e buscar sempre o melhor para nossas crianças e jovens, e neste sentido, esta escola não tem as devidas condições de funcionamento”.
Relatório com as avaliações da vistoria será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para as devidas providências.
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de São Luís tem a missão de monitorar, orientar e contribuir na promoção de políticas públicas voltadas para a educação, cultura, esporte e lazer, com foco na melhoria contínua dessas áreas fundamentais para o desenvolvimento da comunidade.