Plano de governo sobre a volta às aulas, estrutura física das escolas e vacina de professores e alunos são alguns dos temas na pauta do colegiado
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (CECDL) da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na tarde desta quarta-feira (26), uma reunião ordinária para eleger o novo presidente do colegiado, aprovar seu plano de trabalho para o ano e deliberar sobre demandas relacionadas a ausência de políticas públicas nos diversos temas transversais, sobretudo, relacionado à educação.
Na oportunidade, o grupo formado por seis integrantes, elegeu por unanimidade o vereador Marcos Castro (PMN), para presidir a Comissão neste ano, em substituição ao vereador Batista Matos (Patriota), que faleceu em março, aos 46 anos, por complicações da Covid-19.
“É uma responsabilidade muito grande assumir o lugar que era do nosso querido amigo, vereador Batista, e que muito me honra por estar, mais do que nunca, à frente de temáticas essenciais para a vida e desenvolvimento dos ludovicenses”, destacou Marcos Castro ao agradecer a confiança do grupo.
Alinhamento
Além da eleição para escolha do novo presidente, no encontro que ocorreu na Sala Vip do Legislativo, os parlamentares também discutiram a apreciação de projetos de lei que estão em tramitação na Casa, definiram pautas com demandas relacionadas a ausência de políticas públicas nos diversos temas transversais, sobretudo, relacionado à educação, como o plano de governo para a volta às aulas; condições físicas das escolas públicas e vacinação de professores e alunos.
Na oportunidade, Marcos Castro, fez um balanço das atividades do encontro, destacando as discussões que foram propostas e os encaminhamentos que serão tomados na próxima reunião do colegiado. Segundo ele, o encontro desta quarta-feira foi apenas um alinhamento do que será tratado na próxima reunião, quando será definido um cronograma de trabalho.
“Ficou agendado para a próxima reunião, a criação do cronograma referente às demandas. No entanto, já sabemos que existe uma necessidade da Câmara realizar uma discussão maior sobre segurança alimentar e nutricional da população em geral”, lembrou o parlamentar.
Função
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer tem a função de acompanhar o funcionamento da rede municipal de ensino, ouvir a população, debater todas as demandas da Educação a nível municipal, tanto sobre a estrutura quanto o desenvolvimento, e também propor soluções por meio de matérias legislativas.
O colegiado trabalha como ponte entre a Prefeitura, entidades e sociedade civil organizada, a fim de garantir a efetividade dos avanços, do ensino de qualidade para todos e valorização dos profissionais do setor.
A co-vereadora Eunice Chê, do Coletivo Nós (PT), ressaltou a importância da participação nessa comissão. “O Coletivo Nós considera de extrema importância participar enquanto membros dessa comissão, pois é preciso estudar e avaliar corretamente tudo o que está relacionado com o sistema municipal do ensino, cultura, esporte e lazer, pensando não só na comunidade escolar, mas na comunidade como um todo. É preciso que a efetivação das políticas públicas chegue às nossas comunidades” disse a parlamentar.
Encontros
As reuniões da Comissão serão às quartas, às 14h, de forma presencial ou virtual. Para os encontros presenciais, o colegiado se reunirá na Sala de Reunião, no prédio anexo do Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo ludovicense.
Integrantes
Marcos Castro (PMN), Coletivo Nós (PT), Andrey Monteiro (Republicanos), Silvana Noely (PTB), Zeca Medeiros (Patriota) e Marlon Botão (PSB).