Colegiado também definiu agenda de trabalho para tratar sobre atraso no repasse de verbas em escolas comunitárias
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (CECDL) da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), presidida pelo Coletivo Nós (PT), aprovou um cronograma de vistorias periódicas nas unidades de ensino da rede municipal para verificar o atendimento da infraestrutura escolar aos padrões mínimos de edificação, a partir de critérios técnicos, pedagógicos e de segurança definidos por seus órgãos normativos.
A primeira inspeção teve início na última quinta-feira (23), na U.E.B Alberto Pinheiro, localizada na Avenida Silva Maia – Centro. A visita técnica contou com a participação de parlamentares, professores e gestores. Na oportunidade, os membros da comissão fizeram a averiguação de banheiros, cantina, auditório, laboratórios e salas de aula.
“A vistoria também visa verificar a presença dos insumos pedagógicos necessários à oferta de educação com padrão mínimo de qualidade. Estes incluem bibliotecas e salas de leitura, banheiros adequados, saneamento básico e água potável, material didático-escolar e equipamentos necessários ao ensino”, destacou o vereador Pavão Filho (PDT), membro do colegiado.
Pavão disse ainda que a comissão voltou a se reunir nesta quarta-feira (29) e deliberou uma série de visitas às escolas municipais. Além disso, ele destacou que o colegiado também definiu agenda de trabalho para tratar sobre atraso no repasse de verbas em escolas comunitárias.
“Agendamos uma reunião no próximo dia 11, às 14h, na Sala Vip, com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Fórum das Escolas Comunitárias de São Luís, para discutir a problemática da falta de pagamento das escolas comunitárias, em função do atraso no repasse permanente no de repasse das verbas”, afirmou.
Composição
Além do Coletivo Nós (PT) e de Pavão Filho (PDT), a Comissão de Educação é composta pelos vereadores Marcial Lima (Podemos), Andrey Monteiro (Republicanos), Raimundo Penha (PDT) e Octávio Soeiro (Podemos).