Sobre o óbito de uma criança indígena no Hospital da Criança, o secretário informou que foi aberta uma sindicância
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Luís está acompanhando caso que envolve a morte de uma criança indígena no Hospital da Criança. Os vereadores Umbelino Junior (PL), que preside a comissão e a membro, Rosana da Saúde, reuniram com o secretário municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes, para conversar sobre a situação do hospital e outros problemas da rede de saúde do município. Do encontro resultaram alguns encaminhamentos que vão somar para a melhor qualidade da prestação deste serviço público.
“Como presidente da Comissão de Saúde, tive uma importante reunião com a vereadora Rosana, que também faz parte da comissão, e o secretário Joel Nunes, na Secretaria Municipal de Saúde. Neste encontro, buscamos saber mais sobre as condições do Hospital da Criança, além de esclarecer outras situações que envolvem a rede de saúde municipal. Discutimos os últimos casos que repercutiram na mídia e o secretário nos explicou sobre o alto índice de demanda nos hospitais e as parcerias que vem buscando para enfrentar a saturação e melhor atender a sociedade”, pontuou o vereador Umbelino Junior.
A vereadora Rosana da Saúde pontuou a importância do encontro. “O secretário Joel Nunes nos repassou várias informações sobre o Hospital da Criança. É o nosso papel, fazendo parte desta comissão, garantir que os problemas sejam sanados para que a sociedade tenha uma prestação de serviço de saúde mais eficaz”, avaliou.
Na reunião, foi tratado sobre o óbito de uma criança indígena no Hospital da Criança e também, sobre os atendimentos realizados na unidade. O secretário Joel Nunes informou que foi aberta uma sindicância para apurar os fatos e se comprometeu a entregar à comissão, uma cópia do documento final sobre as apurações.
A Comissão de Saúde debateu ainda, sobre vídeo divulgado por um parlamentar, afirmando que estaria sendo distribuída comida estragada aos pacientes do Hospital Socorrão I.
O secretário Joel Nunes disponibilizou vídeo da cozinha industrial onde é preparada a comida, com depoimentos das nutricionistas e responsáveis pela alimentação, relatando que tomam todos os cuidados no manuseio dos alimentos e são realizados testes de qualidade dos itens.
À comissão o secretário de Saúde disse ainda que, a alimentação disponibilizada a pacientes e funcionários é monitorada pela Coordenação de Nutrição e, em momento algum houve entrega de refeições estragadas.
Foi solicitada uma sindicância para detalhar mais sobre os casos. “Nós, como vereadores e membros da Comissão de Saúde, temos cumprido nosso papel de fiscalizar, acompanhar e entender a situação para garantir os devidos esclarecimentos à sociedade”, reiterou Umbelino Junior.
Nesta terça-feira (25), os secretários Joel Nunes e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, estarão na Câmara de São Luís atendendo a convocação dos parlamentares.