O primeiro Plano de Comunicação Estratégica da Câmara Municipal de São Luís, foi apresentado nesta sexta-feira (19), pela comissão de elaboração do documento, à Diretoria de Comunicação da Casa. Na próxima semana, será realizada uma reunião com a Mesa Diretora da instituição, para que esta verifique o Plano, que deverá ser executado ainda este ano.
“Creio que o Plano de Comunicação, nos moldes em que foi apresentado pela comissão, hoje, seja inédito, quando verificamos o cenário de casas legislativas no Estado do Maranhão. O documento foi muito bem elaborado e servirá de modelo para outras organizações públicas. Tendo as ferramentas e os equipamentos necessários, iremos conseguir colocá-lo em execução, porque, o que foi pensado e apresentado pela comissão é factível”, avaliou o diretor de Comunicação da Câmara, Marco Aurélio D’Eça.
A elaboração do Plano de Comunicação teve, como base, os resultados obtidos por uma pesquisa realizada em dezembro do ano passado e foi construído por uma comissão técnica, formada por profissionais de diversas habilitações da área de Comunicação da diretoria.
“Pretendemos trabalhar de forma integrada e dar um direcionamento único para a atuação dos profissionais das variadas áreas da Comunicação. Outro objetivo que queremos alcançar, é posicionar de forma estratégica, a Diretoria de Comunicação, na Câmara”, explicou a técnica em relações públicas, Larissa Viveiros.
Além dela, também participaram da apresentação do Plano de Comunicação Estratégica para 2021 da Câmara Municipal de São Luís, a relações públicas Clarissa Soares, a jornalista Sabryna Rosa e a radialista Josiane Mendes. Durante a explanação do documento, foi proposto um novo modelo de organograma para a Diretoria de Comunicação da Casa e apresentados produtos e ações estratégicas a serem desenvolvidos este ano, bem como as formas de mensuração dos resultados.
Pelo Plano, a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís terá as áreas de Comunicação Organizacional, Jornalismo, Comunicação Audiovisual e Apoio Administrativo. A primeira, será composta pelas subáreas Comunicação Interna, Comunicação Institucional e Elaboração Normativa. Já o núcleo de Jornalismo será subdividido em Redação e Relacionamento com a Imprensa. E a Comunicação Audiovisual terá como subáreas, a Produção Audiovisual e o Gerenciamento de Mídias Sociais.