O período chuvoso traz sérios transtornos às cidades. Encontrar buracos e bueiros entupidos é comum nas vias que compõem São Luís. Alguns bairros ficam completamente alagados quando chove. As inundações decorrentes dos bueiros entupidos causam impactos ao meio ambiente, trazem doenças à população, além de interdições de ruas.
Para prevenir esses problemas, a vereadora Concita Pinto (PATRIOTA) protocolou um projeto de lei junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal que dispõe sobre a implantação do sistema de bueiros com caixa coletora de dejetos nas ruas e avenidas da capital.
O sistema vai permitir o escoamento mais rápido da água da chuva, reduzindo alagamentos e prejuízos incalculáveis à população. O bueiro é dividido em duas partes. A primeira é um cesto com furos, semelhante a um filtro, feito com material termoplástico. A segunda é um suporte para alojar o cesto no interior dos bueiros abaixo da boca de lobo.
Segundo a parlamentar, o cesto tem capacidade para 300 litros e vai agir como peneira, impedindo o fluxo de resíduos, dejetos e matérias descartáveis.
“Esse sistema vai ampliar as ações preventivas, inclusive, reduzindo a poluição dos igarapés e rios. Nosso objetivo é prevenir transtornos como os que aconteceram na Grande São Paulo. Esse modelo de esgotamento deu certo nas cidades em que foi implantado. Tenho certeza que ela vai evitar problemas futuros em São Luís, já que a cidade está crescendo dia após dia”, argumentou.
O projeto de lei permite que o Executivo Municipal firme parcerias com entidade das esferas estadual, federal e com instituições privadas para garantir recurso com objetivo de instalar o novo sistema de bueiros.
A proposição da vereadora Concita Pinto foi aprovada em primeira votação e vai tramitar nas comissões da Câmara Municipal. O projeto ainda passará por uma segunda votação, aprovação da redação final no plenário e será enviado para sanção do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).