Entre homenageados, o vereador Marquinhos, barbeiro Zezeu e líderes religiosos.
Texto: Isaías Rocha
Seis personalidades tornaram-se, na tarde desta segunda-feira, 11, novos cidadãos ludovicenses: o vereador Antônio Marcos – Marquinhos, o barbeiro José Leles – Zezeu, o padre Valmir Lorandi, e os pastores Daniel Chaves, Carlos César Ferreira e Osiel Gomes da Silva. A outorga é concedida a pessoas nascidas fora da cidade, que fazem jus à honraria, em razão de mérito em prol da capital.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Victor (PSDB), que ressaltou a importância de promover a homenagem a personalidades que contribuem para o crescimento da capital maranhense. Conheça o perfil dos seis homenageados:
Antônio Marcos Silva, natural de Cururupu/MA, hoje é vereador por São Luís em seu quarto mandato. Ele iniciou sua militância política ainda bem jovem, aos 14 anos, atuando como liderança comunitária ativa no Turu, região que compõem em média 200 mil famílias.
Marquinhos foi eleito em 2012 com 5.019 votos, mais de 70%, nos bairros: Vila Luizão, Sol e Mar, Divinéia, Planalto Turu, Turu, Matões, Habitacional Turu, Brisa do Mar, Santa Rosa, entre outros em sua região.
Entre requerimentos, indicações e emendas do vereador, estão a USC – a primeira base de polícia comunitária do Maranhão; o restaurante popular; internet para todos; a reforma da UPA da Vila Luizão; mais de 8 postos de abastecimento de água; pavimentação de ruas e realizando eventos culturais, religiosos e esportivos, em destaque os aniversários da Vila Luizão; os campeonatos de futebol amador, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal Feliz com Jesus, o Arraiá na Vila e o mais recente Projeto Viva Bem Mais, com inclusão social e oportunidades para mais de mil pessoas, com aulas de zumba, ballet, artes marciais, música e escolinha de futebol.
Na Câmara, é autor de mais 170 proposições em favor da população ludovicense, dentre elas: 19 projetos de lei, 101 requerimentos, 24 indicações, 12 moções e 22 decretos. Foi presidente da Comissão de Orçamento, membro da comissão de transportes da Câmara de Vereadores, discutiu o turismo e as péssimas condições das praias da capital maranhense, e tem discutido a precariedade do abastecimento de água nas casas das famílias ludovicenses.
Osiel Gomes da Silva, natural de em Recife/PE, nasceu em um lar evangélico e aprendeu a amar desde cedo a Palavra de Deus. Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, ele é formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia e Psicanálise. Também é pós-graduado em docência do ensino superior, tendo lecionado Grego e Hebraico no seminário batista, e presidido a Missão Evangélica Doksa.
Pastor Presidente da Assembleia de Deus, campo de Tirirical, em São Luís – MA, Oziel foi por 10 anos diretor da Faculdade Evangélica do Meio Norte (Faeme). Antes de liderar a AD Tirirical, ele foi por 16 anos, co-pastor da AD em Coroatá (MA). Escritor profícuo, o homenageado tem vários livros publicados, inclusive um pela CPAD: Mais Palavra, menos emocionalismo.
Daniel Matos Chaves, natural de Arari – MA, é casado com a missionária Almerinda Pestana de Aguiar Chaves, e pai de dois filhos, Wesley e Wesllene. Teve o privilégio de nascer em um lar cristão, e aos 16 anos passou a residir em São Luís para estudar.
Em agosto de 1993, sob a supervisão do pastor Estevam Ângelo de Souza, passou a dirigir a congregação do Fumacê. Em 18 de setembro de 1994, passou a ser membro da CEADEMA; e, desde 19 de novembro de 2003, está como primeiro secretário da referida instituição. Também é diretor administrativo da IADESL. É pastor da Assembleia de Deus em São Luís, onde coordena a congregação do João Paulo – área 2. Foi coordenador das festividades de 100 anos da Assembleia de Deus no Maranhão, realizada no mês de novembro de 2022.
Valmir Lorandi, natural de Caxias do Sul – RS, é o filho mais novo da família de 4 irmãos. Trabalhou como agricultor até os seus 25 anos. Fez seus estudos primários na Escola Rural de São Roque e no Colégio Santa Maria Georgetti. Iniciou a sua caminhada no Seminário Josefino de Fazenda Souza, no 02 de março de 1992. Realizou seus estudos seminarísticos, com formação em Filosofia e Teologia. Também realizou um curso de Pós-Graduação em Administração do Terceiro Setor.
Foi ordenado Sacerdote na Congregação Religiosa de São José – Josefinos de Murialdo, no dia 04/01/2004 na Igreja Matriz de Fazenda Souza, Caxias do Sul, tendo como Bispo Ordenante Dom Paulo Moretto. Exerceu o sacerdócio de 2004 a 2008 em Caxias do Sul, como Coordenador da Ação Social Murialdo, com atendimento a crianças e adolescentes e jovens empobrecidos; em junho de 2008, foi transferido para Londrina – Paraná, onde permaneceu por um ano. Em julho de 2009, recebeu a obediência e foi morar em Planaltina – Distrito Federal, exercendo o trabalho de Vigário Paroquial e Coordenador do projeto social CEMEC, que atende a crianças e adolescentes empobrecidos.
Em janeiro de 2016, pelas mãos do então secretário provincial da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, na pessoa do Pe. Antônio Lauri de Sousa, recebeu a obediência de transferência, com a missão de assumir a Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão, em São Luís. Desembarcou na capital maranhense, no dia 22 de fevereiro do mesmo ano, onde vem exercendo a missão recebida por Deus por meio dos meus superiores, como pároco.
Carlos César Santos Ferreira, é natural de Matinha (MA), mas mora em São Luís há mais de 30 anos, onde tem prestado relevantes serviços ao próximo na área espiritual com evangelização e assistência às famílias e pessoas vulneráveis. Ele é pastor auxiliar da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – IADESL (Igreja Centenária), desde o dia 18.12.2009, quando iniciou sua atuação pastoral na área 63, no período de 2010 a 2016, a qual compreende o bairro Jardim América e adjacências.
De 2016 até hoje, coordena a área 101 de trabalhos pastorais na região do Recanto dos Vinhais e adjacências. Pastor Carlos César ingressou na Polícia Militar do Maranhão em 1993 e, hoje é o 2 Tenente QOAPM. Graduou-se em Bacharel de Teologia pala Faculdade de Teologia Hokemah Fateh.
Jose Erivalto Viana Leles, natural de Timbiras (MA), mora na capital maranhense há mais de 15 anos. Seu Zezeu, como é mais conhecido entre amigos e colegas barbeiros, nasceu em 10 de janeiro de 1976. Em 1986, foi morar em São Mateus, com uma tia materna. Em 1991, conviveu com uma irmã, em Timon. De 1993 a 1995, morou com sua avó em Codó.
Já em 1996, decidiu fixar residência em São Luís para estudar e, logo em seguida, começou a trabalhar como barbeiro no Salão Tetoc, no bairro São Francisco, onde permaneceu por oito anos. Em 2013, foi convidado para compor a equipe de barbeiros no Clube da Barba, localizado na Lagoa, onde atuou por seis anos. Em 2018, foi convidado para a Barbearia Privilégio, na Ponta do Farol.
Desde 2019 até a data de hoje, seu Zezeu é sócio do Open Barba. Ele exerce sua atividade há exatamente 25 anos e passou a dividir seus conhecimentos realizando treinamentos e consultorias em várias barbearias da capital. Há mais de uma década, passou a se dedicar a um projeto pessoal conhecido como “Faça o Natal de uma Criança Feliz”, onde realiza a campanha para arrecadar brinquedos que são distribuídos para mais de 300 crianças, no povoado Flores dos Leles, em Timbira – comunidade onde nasceu; e na Casa da Criança Menino Jesus, mantida pelo Poder Judiciário para crianças com vulnerabilidade social. No ato, costuma realizar também cortes de cabelo gratuitamente para crianças atendidas pela instituição.