Conscientização sobre tratamento com o lixo no
Itaqui-Bacanga é preocupação de Josué Pinheiro
Manifestando sua preocupação com a limpeza da cidade e a saúde da população, no tocante ao tratamento do lixo na área Itaqui-Bacanga está cristalinizada no requerimento nº 100/2018, apresentado pelo vereador Josué Pinheiro (PSDB) na Câmara Municipal de São Luís. Na sua proposição, ele solicita o encaminhamento de ofício do Legislativo Ludovicense ao prefeito Edivaldo Holanda Junior, no sentido de providenciar a implementação de um Ecoponto a naquele setor.
Explica o parlamentar social democrata que “o Ecoponto é uma forma de promover a conscientização da comunidade quanto ao adequado descarte e direcionamento dos resíduos sólidos”. Continua ele observando que “propomos a implementação de um Ecoponto para atender a área Itaqui-Bacanga, composta por diversas comunidades que agregam um grande índice populacional, e que proporcionalmente produzem elevado volume de resíduos sólidos”.
Segundo o vereador do PSDB, “com a instalação do Ecoponto, a administração municipal estará disponibilizando à comunidade estrutura de apoio para recolhimento seletivo dos despojos volumosos, evitando o descarte irregular nas vias públicas”.
No tocante a limpeza e a saúde, Josué Pinheiro enfatiza que “o acúmulo de bagulhos volumosos despejados desordenadamente a céu aberto pelos moradores, representa atrativo de pragas domésticas, assim como servem de criadouros para larvas do mosquito da dengue, sendo sério risco à saúde da população”.
Texto: Alteré Bernardino