A pandemia do novo coronavírus já provocou a morte de mais de 150 mil pessoas em todo o mundo. Na grande maioria dos casos, os parentes são impedidos de realizarem velórios e enterros. Em situação grave, o paciente permanece isolado e, por prevenção, não pode ter contato com a família.
Para que os familiares tenham acesso ao estado de saúde da pessoa infectada pelo vírus, o vereador Umbelino Júnior (PRTB) apresentou um projeto de lei que prevê a criação de uma Central de Informações sobre Pacientes Internados na Rede Municipal de Saúde.
Pela proposta, as informações sobre o quadro clínico do paciente deverão ser atualizadas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. O boletim médico só será repassado após a comprovação do parentesco da pessoa, onde deverá informar o nome completo do paciente, número de identidade, data de expedição e órgão expedidor do documento oficial de identificação.
Os familiares poderão ter acesso às informações, através de um formulário na internet, que será disponibilizado pela Secretaria de Saúde. O órgão também deverá deixar à disposição um número, para que os parentes consultem as condições clínicas e demais informações pertinentes ao estado geral de saúde.
“Nosso projeto tem como objetivo, dar mais segurança e comodidade aos familiares dos pacientes acometidos pela Covid-19. Acredito que, nossa proposta, será avaliada com urgência nos próximos dias, durante as sessões virtuais que estamos realizando”, informou Umbelino.