A honraria foi proposta pelo vereador Chico Carvalho e aprovada pelo plenário da Câmara
Texto: Isaías Rocha
Em reconhecimento aos serviços prestados na área da segurança pública em São Luís, a Câmara Municipal entregou, em sessão solene na tarde desta quarta-feira (24), o Título de Cidadão Ludovicense ao secretário chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Humberto Aldrin Sampaio Soares.
A cerimônia foi conduzida pelo vereador Chico Carvalho (Avante), autor da proposição que originou a solenidade. O ato contou com a presença também do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra da Silva; do prefeito de Morros, Milton José Sousa Santos – o Paraíba (PL); do secretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, dentre outros convidados.
Chico Carvalho abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de pessoa com quase 30 anos de serviços prestados à capital maranhense. “Mais do que um privilégio, pra mim, é uma honra estar concedendo o título de cidadão ao coronel Humberto Aldrin. Nada mais justo, em seus quase 30 anos atuando em nossa cidade, com diversos serviços prestados, a Câmara lhe reconhecer hoje como cidadão ludovicense”, frisou o parlamentar.
Adoção oficial
O coronel Humberto Aldrin, que estava bastante emocionado, fez questão de agradecer a Deus e ao carinho do vereador Chico Carvalho pela homenagem a ele e lembrou que o título de cidadão equipara a uma adoção oficial.
“Sinto-me honrado, abençoado e profundamente emocionado por receber o título de cidadão ludovicense. Considero este um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha vida familiar e profissional. Afinal, não é todo dia que se recebe um título de cidadão que equipara a pessoa agraciada a uma adoção oficial”, declarou o militar.
Em seu discurso de agradecimento, o homenageado falou da sua trajetória profissional na capital e emocionou-se ao lembrar da memória do seu falecido pai. “Meu pai, que nos deixou em 1993, era alguém que vibrava com a minha trajetória profissional”, relembrou.
Os convidados
O evento, no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi prestigiado por diversas autoridades, dentre as quais o coronel Marcelo Jinkings, corregedor Adjunto da PMMA; o comandante de policiamento de Área Metropolitana Norte (CPAM-Norte), coronel Nicolau Sauaia; o chefe adjunto do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), coronel Geovan Sampaio; e o diretor do Centro Tático Aéreo (CTA) do Maranhão, coronel Magno Lima.
A solenidade também contou com a presença do subchefe do Estado Maior da PMMA, coronel Nilson Ferreira; do subcomandante da PMMA, coronel Aritanã Lisboa; do secretário adjunto do Gabinete Militar do Governador, tenente coronel Pitágoras, além de familiares e amigos do homenageado.
Quem é ele?
Nascido no dia 31 de março de 1970, na cidade de Bacabal, o coronel Humberto Aldrin Sampaio Soares tem 28 anos de dedicação ao serviço público. Ele chegou à capital maranhense com quatro anos quando seus pais, José Ednôr Machado Soares e Marluce Sampaio Soares, vieram em busca de melhores oportunidades de emprego e renda.
O homenageado ingressou nos quadros da Polícia Militar por meio do Curso de Formação de Oficiais no ano de 1994, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Em 1998, foi declarado aspirante a oficial PM, recebendo também o título de Bacharel em Segurança Pública.
A honraria
Ao contrário da Medalha Simão Estácio da Silveira, que homenageia pessoas que prestam relevantes serviços à capital maranhense, o Título de Cidadão Ludovicense é entregue a pessoas nascidas em outras cidades. A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores.