As máscaras de proteção individual passaram a ser utilizadas de forma generalizada, no início deste mês. Anteriormente, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) era que apenas pessoas com sintomas de gripe e do novo coronavírus utilizassem a proteção. Segundo os especialistas, o uso de máscaras é uma das estratégias contra a Covid-19.
Preocupado com a situação, o vereador Umbelino Júnior (PRTB), apresentou um projeto de lei que torna obrigatório o uso de máscaras, após a declaração do Estado de emergência ou calamidade pública em saúde, na capital maranhense.
No mês passado, os vereadores destinaram mais de R$ 6 milhões ao município de São Luís, para a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o desenvolvimento de ações para o combate ao vírus.
Pela proposta, será obrigatório o uso de máscaras, durante a circulação em logradouros, instalações, edificações ou áreas de acesso público. A proteção poderá ser utilizada de forma descartável ou caseira e o trabalho de orientação deverá ser feito por equipes da prefeitura de São Luís, assim como a avaliação de penalidades.
Segundo o autor do projeto, a medida é uma forma de amenizar os impactos causados pelo vírus.
“Nossa proposta vem com o intuito de evitar a propagação do novo coronavírus. Estamos ouvindo diariamente os especialistas alertando sobre a importância de usar essa proteção. Mesmo que a máscara seja caseira, já é uma grande ferramenta para combater a doença. Infelizmente, muitas pessoas não estão atentas ao perigo. Por isso, acredito que é preciso que o Poder Público exija que todos façam a sua parte”, declarou Umbelino.