O objetivo da norma é a criação de uma política municipal de prevenção ao câncer em São Luís
A Câmara Municipal de São Luís aprovou em primeiro turno, na Sessão ordinária híbrida da última quarta-feira (07), a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 001/2021, de autoria do vereador Ribeiro Neto (PMN), que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer.
Ao encaminhar a votação em plenário, Ribeiro Neto destacou que a norma visa criar uma política municipal de prevenção ao câncer na capital. Disse ainda que sua iniciativa surgiu a partir de uma lei estadual que está em vigor desde 2018, de autoria do ex-deputado e atual prefeito da capital, Eduardo Braide.
“Me espelhando nessa lei, trouxemos essa ideia para o âmbito municipal porque sabemos que, só quem teve um familiar ou alguém que foi paciente oncológico, sabe o quanto é difícil e doloroso passar por essa doença”, aceitou Ribeiro Neto.
Os vereadores Concita Pinto (PC do B) e Raimundo Penha (PDT) elogiaram a iniciativa de Ribeiro Neto. “Eu gostaria de parabenizar o colega Ribeiro Neto e dizer da importância desse projeto. Eu vou votar a favor até porque eu tenho um carinho muito especial pelas ações do Hospital do Câncer Aldenora Bello. onde todo ano eu destino parte da nossa emenda parlamentar para aquela instituição e, por isso, sei da importância dessa proposta que será de grande importância, não só para São Luís, mas para todo o Estado”, afirmou Concita Pinto.
“O colega Ribeiro Neto pauta nesta Casa um tema de muita relevância, sobretudo neste momento de pandemia que nós vimos milhares e milhares de pessoas terem seus tratamentos suspensos. Um assunto como esse precisa da contribuição efetiva do município”, afirmou Raimundo Penha.