Projeto de Lei tramita nas comissões da Câmara
Texto: Marine Palhano
Com o objetivo de reduzir o número de diagnósticos e óbitos provocados pela dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o vereador Daniel Oliveira (PSD) apresentou à Câmara de São Luís o Projeto de Lei n.º 093/24, que institui o Método Wolbachia como diretriz complementar de controle biológico de combate ao mosquito.
A Wolbachia é uma bactéria que, quando inserida no Aedes Aegypti, impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro dele. O método consiste em liberar mosquitos Aedes Aegypti com Wolbachia para que se reproduzam com os Aedes Aegypti locais, originando, assim, uma nova população de mosquitos com Wolbachia.
O vereador Daniel Oliveira falou sobre a importância da iniciativa para a redução das doenças. “É importante frisar que se trata de um controle natural, sem poluir a natureza e sem trazer prejuízo aos humanos e aos animais. Esperamos que, a exemplo de outras cidades que já utilizaram o método, São Luís também possa colher os bons frutos dessa iniciativa e criar uma barreira natural da dengue, tendo reflexo direto na saúde da nossa São Luís”, enfatizou o parlamentar.