Honraria foi proposta pela vereadora Karla Sarney
Nesta quinta-feira (13), o defensor público do Estado do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos, foi condecorado com o Título de Cidadão Ludovicense, em solenidade no Plenário Simão Estácio da Silveira da Câmara Municipal de São Luís, Centro Histórico. O título é a maior honraria da casa legislativa e se aplica a pessoas que prestaram relevantes serviços à cidade e população. A homenagem foi proposta pela vereadora Karla Sarney e aprovado pelos colegas parlamentares.
O homenageado Alberto Pessoa, destacou a satisfação pela deferência. “Agradeço a homenagem da vereadora e a parabenizo pelos seus posicionamentos sempre firmes. Agradeço a todos que fazem parte desta missão de levar justiça a quem precisa. Optei para permanecer no Maranhão, pois, estava cogitando retornar ao Espírito Santo. Hoje, sou ludovicense, sou maranhense e só tenho a agradecer a esta cidade que me trouxe meu maior tesouro, minha família. E este título vem consolidar esta caminhada. Sinto-me extremamente lisonjeado e agradeço muito”, enfatizou.
“É um título muito devido e é uma satisfação muito grande estar homenageando um defensor público e que muito nos orgulha. Vocês, defensores públicos, fazem um enorme e importante papel àqueles que mais precisam. Lhe parabenizo e que seja bem-vindo à esta que é a casa do povo. Este Título de Cidadão Ludovicense é uma honra conceder a você e agora, mais uma responsabilidade em suas mãos, que será honrada pela sua competência”, frisou a vereador Karla Sarney.
“Sinto-me muito honrado em estar aqui nesse momento, para prestar esta justa homenagem a um profissional competente e que faz a diferença na Defensoria Pública e traz ainda mais deferência a esta instituição”, destacou o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Marcelino Chaves Everton.
O procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Eduardo Jorge Nicolau, ressaltou que o homenageado “fez com que, cada vez mais, a Defensoria se aproximasse da sociedade e estivesse mais perto dos pobres e dos mais necessitados, portanto, esta é uma justa e merecida homenagem pelo seu histórico de trabalho”.
Presentes à solenidade, procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha; procuradora do município de São Luís, Valdelia Campos, representando o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; defensor-público geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado; promotor de Justiça, Luiz Gonzaga Martins; presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago; defensora pública federal, Carolina Valina dos Santos; e presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão, Cristiano Matos Santana.
Homenageado
Alberto Pessoa nasceu em Santo Antônio de Padua, no Rio de Janeiro e reside em São Luís desde 2010. Graduou-se em Direito no ano de 2005, pela Universidade Federal Fluminense. Foi aprovado em primeiro lugar no Concurso Público para o cargo de Defensor Público do Estado do Maranhão na prova, em 2009.
Ele preside o Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos no Estado do Maranhão no ano de 2012 a 2014. É membro da comissão de execução penal do CONDEGE de 2011 a 2013. Membro do Conselho penitenciário do Estado do Maranhão.
Foi vencedor do Prêmio INNOVARE no ano de 2016 com a prática “Hipervulneráveis”, e o acesso ao saneamento básico: Do esgoto ao mínimo existencial. Também implementou a prática dos Núcleos Ecológicos. Inaugurando dois Econúcleos descentralizados em São Luís e possibilitou a instalação do novo prédio Sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.