A sessão solene aconteceu na manhã dessa quinta no Plenário da Câmara.
A Câmara de São Luís entregou, na manhã desta quinta-feira, 31, o título de Cidadã Ludovicense para a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, do Tribunal de Justiça do Maranhão. A honraria foi proposta pela vereadora Karla Sarney (PSD).
A vereadora deu início aos discursos da sessão solene e destacou que a desembargadora é uma excelente profissional e lutou muito para poder alcançar os seus objetivos. “A nossa querida desembargadora é uma guerreira e uma lutadora. Tudo que ela alcançou na vida foi através de muito estudo e de muita luta. A câmara e a cidade de São Luís te recebem de braços abertos. Parabéns para a nova cidadã ludovicense”, disse Karla Sarney.
O presidente da associação dos magistrados do Maranhão, Holídice Barros, ressaltou que o momento é de muita alegria para a magistratura no Maranhão. “Estamos homenageando uma grande profissional. A desembargadora é uma unanimidade na magistratura maranhense. É uma pessoa muito querida, que tem muitas qualidades, como cidadã, como desembargadora e também como colega. Ela é uma pessoa muito culta e muito dedicada à carreira jurídica”, disse.
A desembargadora Maria Galiza, ao se pronunciar na tribuna, agradeceu ao reconhecimento pelo seu trabalho e ressaltou que se sente muito honrada por receber o título de cidadã ludovicense.
“Este momento representa um marco na minha vida. Receber o título de cidadã ludovicense confirma os laços que criei com a cidade. Me identifico com a sua cultura, é uma cidade que me encanta. Esta homenagem sela de vez uma relação de amor com São Luís. Esta cidade é o palco de minhas vitórias, minhas dificuldades e superações. Sinto a felicidade e a alegria de ser filha, por merecimento, da terra que me acolheu”, disse Maria Galiza.
Além da vereadora Karla Sarney, compuseram a mesa da sessão solene a desembargadora Nelma Sarney, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, o desembargador Antônio José Vieira Filho, o desembargador Tyrone Silva, o presidente da associação dos magistrados do estado do Maranhão, Holídice Barros, o juiz de direito Pedro Pascal e a juíza de direito Márcia Chaves.
Histórico
A homenageada é natural do município de Uiraúna, no Estado da Paraíba, e reside em São Luís desde Janeiro de 1976. Graduou-se em direito no ano de 1985. Maria Francisca Galiza foi aprovada para o cargo de Juíza de Direito na Comarca de Urbano Santos no ano de 1991, dois anos depois foi promovida por merecimento para a Comarca de Carolina.
No ano 2000, Maria Galiza foi promovida ao cargo de Juíza de Direito Auxiliar de 4º entrância e também foi representante dos Juizados Especiais, junto ao Conselho e Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no ano de 2006.
Ela também foi Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão nos Biênios 2014 a
2015, 2017 a 2018, e 2019 a 2020. Maria Galiza é desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão desde fevereiro de 2021.