Diversas ações semelhantes foram realizadas ao longo do ano. O objetivo foi levar informações aos servidores, chamando atenção para os cuidados que devem ter com a saúde
Dando continuidade às ações de conscientização dos servidores, a Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta quarta-feira (16), atividades relativas ao Dezembro Vermelho, campanha que objetiva chamar a atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial a AIDS.
Foram realizados dois momentos: o primeiro aconteceu na entrada da Câmara, em uma ação de recepção dos servidores, com a distribuição de materiais informativos sobre a campanha. Logo em seguida, foi realizada uma roda de conversa com os servidores, na qual foram repassadas mais informações sobre as IST’s; formas de prevenção e tratamento; e como combater o preconceito que, infelizmente, ainda é muito presente contra as pessoas que têm essas doenças.
Campanhas – Uma das preocupações do presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), é com a qualificação e conscientização dos servidores do Legislativo Municipal. Nesse sentido, foi criado o Setor de Qualidade da Câmara que, dentre outras funções, objetiva contribuir com a capacitação dos servidores.
Por essa razão, diversas ações, como a do Dezembro Vermelho, já foram realizadas pela atual gestão, ao longo do ano. E na avaliação de Bruno Lima, gestor de Qualidade da Câmara, todas tiveram um resultado positivo, superando as dificuldades advindas com a pandemia do novo coronavírus.
“Estamos finalizando o ano com a campanha do Dezembro Vermelho. Realizamos o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e o saldo é positivo, pois, cada campanha destaca, junto ao servidor, a importância de cuidar da saúde. O intuito é que, em 2021, a gente continue com essas programações. E vamos realizar um planejamento, para que tenhamos sempre uma campanha dessa, ativa, para cuidar dos servidores”, disse Bruno Lima.
A mesma opinião, foi compartilhada por Mauro Brandão, psicólogo da Câmara, que destacou um engajamento maior dos servidores da Casa, na participação dos eventos e a consequente mudança de comportamentos. “Percebemos que há uma mobilização dos servidores da Casa, pois são atividades que tratam de informação. A adesão das pessoas nas palestras, nos dá o indicativo de que as ações estão sendo boas e surtindo efeito”, pontuou Mauro.
Dezembro Vermelho – De acordo com o Ministério da Saúde, O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST’s, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/AIDS e às demais IST’s, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C.