Campanha promove ações de enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis
Texto: Marine Palhano
A campanha nacional de combate ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) é denominada Dezembro Vermelho. Essa mobilização, que chama a atenção da sociedade para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com IST’s, foi instituída pela Lei Nacional nº 13.504/2017.
Em São Luís, a campanha municipal de prevenção ao HIV/AIDS e outras IST’s, Dezembro Vermelho, foi instituída pela Lei nº 7.041/2022, sendo realizada anualmente durante o mês de dezembro.
A lei municipal é originária do Projeto de Lei n.º 326/21 do vereador Ribeiro Neto (Cidadania), que prevê um conjunto de ações a serem realizadas pelo Município em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS), com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais, tais como: iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos.
Na próxima segunda-feira, dia 11, a Câmara Municipal promoverá uma roda de conversa com os servidores sobre prevenção de IST’s alusiva à campanha Dezembro Vermelho. A atividade será realizada pela equipe do Centro de Triagem e Acompanhamento (CTA). Na ocasião, também será feita a distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculina e femininos, gel, autoteste para HIV) e realização de testes rápidos de sífilis e hepatites B e C.
AIDS e HIV
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) é o nome da doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), um retrovírus que ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
Ser portador do HIV não significa necessariamente ter AIDS. Existem pessoas portadoras do vírus, mas que não apresentam sintomatologia e/ou não desenvolvem a doença AIDS.
Pacientes infectados pelo HIV podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
IST’s
Já as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como Herpes, HPV e Sífilis, dentre outras, são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo.
A transmissão pode acontecer, ainda, pelo contato com secreções corporais contaminadas e da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.