No Brasil, são cerca de 330 mil profissionais, sendo que 30% deles atuam no SUS
Nesta segunda-feira, 25, é comemorado o Dia do Cirurgião-Dentista, o profissional que trabalha pela manutenção da saúde bucal. Ele atua desde a orientação da higiene oral do paciente até os casos cirúrgicos, como traumas.
“Transformar sorrisos e cuidar de vidas, essa é a missão que escolhi para mim, quando decidi me tornar um cirurgião-dentista. Zelar pelas pessoas sempre foi o meu propósito, e hoje, como vereador esse singelo cuidado continua! Feliz dia aos meus colegas de profissão!”, declarou Octávio Soeiro (Podemos), cirurgião-dentista por formação.
Segundo dados, de 2019, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil possui, atualmente, o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo. São cerca de 330 mil profissionais, sendo que 30% deles atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Dia do Cirurgião-Dentista
Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, a data alude à criação do curso de Odontologia no país, que ocorreu por meio do Decreto nº 9.311, em 1884. Os primeiros cursos de graduação em Odontologia surgiram nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.
Posteriormente, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-dentista. Em São Luís, a data poderá ser incorporada ao calendário municipal pelo PL 263/21 de autoria de Ribeiro Neto (PMN).
“Vejo a incorporação desta data ao nosso calendário local como forma de reconhecimento a este importante profissional que tanto contribui com a saúde bucal dos cidadãos de São Luís”, explica o vereador, autor da proposta, Ribeiro Neto.
Odonto-Móvel
Outro projeto de lei que tramita na Câmara é o PL 198/21, de autoria do vereador Zeca Medeiros (Patriota), que propõe a criação do Odonto-Móvel, veículos itinerantes que realizarão consultas e exames odontológicos nas comunidades.
O parlamentar afirma que a saúde bucal é uma prioridade em seu mandato. Por isso, defende a elaboração de políticas públicas de incentivo à prevenção de doenças que atingem crianças, jovens e adultos e têm origem, na falta de cuidados com a higiene bucal, como as doenças cardíacas.
“O primeiro passo para elaboração deste PL foi uma visita ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro da Alemanha, para saber mais informações sobre os serviços oferecidos e de que forma podemos ajudar a melhorar ainda mais os mesmos”, declarou.