Os vereadores Silvana Noely e Ribeiro Neto destacaram a importância de combater esse crime
No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado nesta sexta-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de São Luís, Silvana Noely (PTB) e Ribeiro Neto (PMN), se posicionaram sobre a temática.
Presidente da Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Mulher, Criança e Adolescente, Juventude e Idoso (CDH) da Casa, a vereadora Silvana Noely alertou que a maior parte das pessoas traficadas são mulheres e meninas.
“Essas pessoas acreditam que terão melhores oportunidades. Muitas vezes, a própria vítima não reconhece que está sendo vítima de um crime, acreditando, portanto, que tem diante de sim uma boa oportunidade profissional”, ponderou.
Projeto de Lei – Para lembrar a importância do combate ao tráfico de pessoas, o vereador Ribeiro Neto apresentou o Projeto de Lei nº187/21, que tem o objetivo de incluir no calendário oficial do município o Dia Municipal contra o Tráfico de Pessoas, a ser comemorado também no dia 30 de julho.
O parlamentar lembrou que até poucos anos o Brasil não possuía uma legislação específica sobre esse tipo de crime e que é necessário desenvolver campanhas e ações de conscientização em defesa dos direitos humanos
“Por isso, fui autor do projeto na câmara que instituiu o Dia Municipal Contra o Tráfico de Pessoas, um ponta pé inicial para criamos ações contra este crime humanitário”, disse o parlamentar.
“Infelizmente em pleno século XXI, pessoas ainda são tratadas como bens negociáveis, como coisas desprovidas de dignidade humana”, completou. O vereador ainda lembrou que o Brasil está no “mapa global” do tráfico humano, seja para trabalho escravo, prostituição ou comércio de órgãos.