Coletivo Nós é autor de projeto de valorização à prática na cidade de São Luís
Texto: Suellen Soares
O próximo domingo, 12 de novembro, marca a passagem do Dia Mundial do Hip Hop. O movimento nasceu na década de 70, sob a influência afrodescendente, na cidade de Nova York. De lá pra cá a cultura se espalhou pelo mundo, ganhando popularidade no Brasil em 1980.
“O Hip-Hop é uma cultura de rua, uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo. É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos”, explica Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT).
Como forma de valorizar a cultura da periferia, o Coletivo Nós (PT) apresentou em 2021, na Câmara de São Luís, um projeto de lei que posteriormente criaria a Semana do Hip-Hop Preto Ghóez. Em 14 de junho deste ano, foi sancionada a Lei n.º 7.387, de 02 de maio de 2023, que institui a ação no calendário oficial da capital maranhense.
“A semana do Hip-Hop receberá o nome do nosso mais ilustre concidadão, representante da arte, Preto Ghóez, e será comemorada de 03 a 09 de outubro, pois no dia 08 era comemorado o seu aniversário. Ghóez que ganhou reconhecimento inclusive nacional com a criação do prêmio que leva o nome do rapper maranhense, pelo Ministério da Cultura em 2010”, apresenta trecho do projeto.
Preto Ghóez – Dentro do Hip-Hop, Ghóez militou no Quilombo Urbano de São Luís – uma das organizações mais politizadas e atuantes do movimento – por oito anos, a partir de 1993. Ele também fez parte de vários grupos, como o Skina, o Milícia Neopalmarina e o Clã Nordestino, lançando o CD “A peste negra do Nordeste”.
O Hip Hop é a arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o Rap e outras vertentes diz Enir Ribeiro. Por isso, afirma o co-vereador, diante da contribuição histórica e sociocultural, justificamos o fato de homenagear esse ilustre maranhense, criando a semana do Hip-Hop que carrega o seu nome.
Sobre a Semana do Hip-Hop Preto Ghóez
A Lei Municipal n.º 7.387, de 02 de maio de 2023, determina que as autoridades municipais apoiarão e facilitarão a realização e divulgação de atividades culturais alusivas à cultura Hip-Hop na cidade de São Luís. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão as intervenções urbanas, oficinas, debates, palestras, grafitti, shows de rap, apresentação de DJ’s e breaking.
Outro ponto importante que determina a lei é a criação de uma comissão com membros da Cultura Hip-Hop e de seus 4 elementos: grafite, Break, MC e o DJ, junto ao poder público, para desenvolvimento das ações a serem realizadas na semana do Hip-Hop.