Na justificativa, o vereador destacou a importância da música no desenvolvimento das pessoas
O vereador Dr. Gutemberg (PSC) apresentou o Projeto de Lei n.º 39/22, que pretende criar a Orquestra Sinfônica do Município de São Luís. A proposição foi encaminhada para as comissões de Justiça, Cultura e Orçamento da Casa.
O parlamentar explicou que a criação da orquestra vai promover o acesso à cultura através do ensino e difusão da música, contribuindo assim para a formação dos valores éticos e morais do indivíduo e da sociedade.
“A música está presente na vida de todas as pessoas nas mais diversas épocas, culturas e sociedades. Ela é um fator determinante na construção social dos indivíduos, na leitura de mundo específica de cada um e até mesmo é característica de cada grupo social”, disse.
Conforme o PL, a operacionalização, funcionamento e regência da Orquestra Sinfônica do Município de São Luís ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o vereador, a música apresenta diversos benefícios para o desenvolvimento de bebês, crianças e adultos.
“Relatos de gestantes apontam que a música do ambiente interfere nitidamente no comportamento do bebê ainda dentro da barriga. Não é diferente depois que a criança nasce. Também há estudos apontando o poder da música para o desenvolvimento cerebral e até mesmo para evitar o avanço de certas doenças como, por exemplo, o Alzheimer. Por todos os benefícios que a música proporciona, nada mais natural que incentivarmos a criação de uma Orquestra Sinfônica para a nossa cidade”, destacou Dr. Gutemberg.