Em homenagem ao Dia do Professor, celebrado nesta terça – feira (15), o vereador e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Gutemberg Araújo, parabenizou os professores de São Luís, e lembrou o Projeto de Lei em defesa da classe.
“A todos vocês que moldam as mentes do futuro, que educam, cuidam dos nossos filhos, o nosso agradecimento. E fica meu apelo para que os professores de todo o país sejam mais valorizados, com salários dignos e que os problemas estruturais das nossas escolas sejam resolvidos. Precisamos de salas de aula em que não chova, quadras que não ofereçam perigo, telhados que não estejam por desabar. Enfim, o Estado do Maranhão, com as Escolas Dignas, já avançou muito nesta questão, e podemos avançar ainda mais”, declarou o parlamentar.
Na oportunidade, Dr. Gutemberg mencionou outro ponto importante em defesa dos professores. Ele destacou que o Brasil lidera o ranking de agressões contra docentes, de acordo com pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre violência em escolas com mais de 100 mil professores. Dentre os professores ouvidos, 12,5% afirmaram ser vítimas de agressões verbais ou intimidações de alunos.
Para combater a violência contra os professores, Dr. Gutemberg criou o projeto de Lei nº 145/2019 que cria um canal de comunicação (Disque Denúncia) para denúncia de agressões aos educadores da rede Pública Municipal de São Luís e dá outras providências.
“A violência no ambiente escolar ocorre de diversas formas, seja pelo bullying ou por agressões físicas Sabemos qual escola tem a melhor nota, mas não procuramos entender o clima escolar dentro desses ambientes. O poder público precisa oferecer propostas e subsídio financeiro para o desenvolvimento de projetos voltados à cultura de paz nas escolas”, finaliza Dr. Gutemberg.