PL tramita nas Comissões de Justiça e Saúde da Casa.
Texto: Leandro Ferreira
Em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei nº 148/23 do vereador Gutemberg Araújo (PSC) propõe a prioridade no atendimento aos portadores de doenças inflamatórias intestinais (DII’S) nos órgãos públicos e setor privado. O PL foi lido em plenário e encaminhado para as Comissões de Justiça e Saúde na sessão ordinária do dia 31 de outubro.
O parlamentar, que também é médico, explicou que as DII’S são doenças crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas, sendo as principais Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.
As pessoas que sofrem com alguma Doença Inflamatória Intestinal sentem desconforto abdominal, sensação de barriga estufada, dor, cólicas, alternância entre períodos de diarreia e de prisão de ventre, entre outros sintomas que dificultam a vida de quem tem esse tipo de inflamação.
Conforme a proposta, a prioridade será garantida mediante a apresentação da carteira de identificação de paciente portador de doenças inflamatórias emitida pela Associação Maranhense de Doenças Intestinais Inflamatórias (AMADII).