O objetivo é fomentar novas técnicas agrícolas que priorizem o desenvolvimento sustentável
Tramita nas Comissões de Justiça, Agricultura e Orçamento da Câmara de São Luís o projeto de lei nº 028/22, do vereador Dr. Gutemberg (PSC), que pretende instituir a Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade.
Segundo o autor do projeto, o evento ocorrerá anualmente na última semana do mês de julho. E visa mobilizar o segmento agrícola para o aprendizado de novas técnicas agrárias, com o objetivo de agregar conhecimentos acerca da agricultura sustentável.
Desse modo, durante programação serão realizados cursos, debates, seminários, palestras, incluindo, exposições onde os agricultores poderão expor o fruto da sua atividade. O parlamentar afirma que esta é uma forma de valorizar o segmento que desempenha papel fundamental na sociedade.
“A prioridade da Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade é valorizar o homem do campo, cuja principal ocupação e sustento advêm da agricultura, sendo a base da sociedade. Aquele que prepara a terra, semeia, cultiva, colhe e vende a base alimentar que sustenta as grandes cidades”, avalia.
Dados
Segundo a Secretaria de Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa) o agronegócio é responsável por 5% do PIB brasileiro, movimentando quase 100 bilhões por ano. O país é hoje o quarto maior produtor de grãos do mundo, ficando atrás somente de China, Estados Unidos e Índia, respectivamente.
No caso do Maranhão, como revela a proposta parlamentar, a inserção do agronegócio ainda é baixa, correspondendo a apenas 1,3% do PIB brasileiro e 18,6% do PIB maranhense. Assim, a Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade ofertará mecanismos que ajudem a alavancar esta atividade econômica.