Parlamentar defende atualização de dados e políticas mais eficazes para pessoas com
autismo na capital

Texto: Leandro Ferreira
Na sessão ordinária desta quarta-feira (2), o vereador Dr. Joel (PSD) utilizou o pequeno expediente para destacar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O parlamentar enfatizou a necessidade de ampliar o debate sobre o tema e anunciou uma proposta para garantir direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.
“Hoje, 2 de abril, é o dia mundial em que todos estão e devem estar falando sobre esse tema”, afirmou o vereador, ressaltando a relevância da data para promover inclusão e políticas públicas eficazes.
O vereador aproveitou a oportunidade para anunciar que apresentará um requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) passe a ser responsável pela emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Atualmente o município não emite o documento, que é essencial para assegurar direitos e facilitar a identificação de pessoas com TEA.
“Nós ainda não temos no âmbito do município de São Luís a expedição a emissão dessa carteira, que, sem dúvida, ajudará a identificar e a garantir os direitos que as pessoas com o transtorno do espectro autista têm”, explicou.
Segundo o Dr. Joel, a medida também terá um impacto significativo na coleta de dados atualizados, pois permitirá mapear o número real de pessoas com autismo na cidade, auxiliando na criação de políticas públicas mais assertivas.
“Além de garantir os direitos, emitindo a carteira de identificação, nós também vamos permitir que o Poder Público possa fazer as políticas públicas voltadas para as pessoas com o transtorno do espectro autista, com o número real e fiel das pessoas que têm o diagnóstico hoje”, frisou.
O parlamentar alertou ainda que os dados atuais estão defasados, pois se baseiam no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. “A gente precisa realmente atualizar esses números”, finalizou.