A Economia Solidária fortalece a geração e emprego e renda, diz Coletivo Nós
Economia Solidária: um modelo econômico como estratégia de desenvolvimento sustentável. Esse é o tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira, 03, na Câmara de São Luís, por requerimento do vereador Coletivo Nós (PT). Evento que ocorre a partir das 14h, no Plenário Simão Estácio da Silveira.
A co-vereadora Eunice Chê destacou que a economia solidária contribui de forma significativa para a geração de renda de forma superior ao mercado de trabalho tradicional, especialmente, em segmentos frequentemente desfavorecidos: mulheres, pessoas de cor não branca, trabalhadores do campo e, pessoas com baixa escolaridade.
A pauta tem sido recorrente nas ações do Coletivo, sendo inclusive tema de painel realizado no mês de abril, que avalia ser de grande estima para o município de São Luís, cidade de forte turismo, artesanato e comércio local. Para Eunice, esse é apenas o pontapé inicial das discussões que visa alternativa a redução dos índices de pobreza.
“No âmbito municipal, pouco se discute acerca da relevância da Economia Solidária. Não se tem conhecimento sobre a existência de um planejamento municipal de economia solidária, de espaços disponíveis para criação de um Centro de Referência, nem mesmo sobre a possibilidade de apoio aos empreendimentos locais”, revela a co-vereadora.