Edson Gaguinho garante no Iphan a implantação
do Shopping dos Vendedores Ambulantes
O vereador Edson Gaguinho (PHS) esteve na tarde de segunda-feira (28), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Luís, onde solicitou a liberação da área da Praça do Pantheon para implantação do shopping dos vendedores ambulantes. O parlamentar foi recebido pelo Superintendente do Iphan no MA, Maurício Itapary, que sinalizou de forma positiva a liberação do espaço.
“O nosso objetivo é garantir que as construções sejam realizadas de modo responsável, preservando as características culturais da região, garantindo a utilização desses bens pela atual e futuras gerações”, explicou Maurício Itapary.
Durante a visita, o vereador do PHS apresentou o projeto do Shopping dos Vendedores Ambulantes, uma espécie de Mercado Popular do Camelô. A ideia é construir um espaço para os vendedores ambulantes comercializarem seus produtos, isso para melhorar o atendimento à população e garantir mais segurança e privacidade aos profissionais.
Gaguinho comemorou a liberação da área da Praça do Pantheon explicando que São Luís merece um espaço adequado para esses trabalhadores. “Com o shopping dos vendedores ambulantes a categoria vai poder trabalhar em condições apropriadas, de forma digna. Além disso, o shopping vai melhorar o visual da Praça do Pantheon, atraindo mais pessoas para a região”, finalizou o parlamentar.
Participaram da visita ao Iphan, o Presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Leonardo Andrade, além de assessores.
LIMPEZA DE CANTEIRO
Já na sessão se terça-feira, 29, na Câmara Municipal, o vereador Edson Gaguinho solicitou que em caráter de urgência seja providenciado à limpeza do Canteiro Central da Avenida Lourenço Vieira da Silva, em toda a sua extensão. O requerimento foi dirigido ao Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.
O parlamentar justificou o requerimento afirmando que a vegetação está tomando conta do asfalto o que dificulta o trajeto na avenida.
“Passo diariamente pela Avenida Lourenço Vieira da Silva e vejo que o mato está tomando conta de toda a extensão da via. É preciso fazer uma grande limpeza no local, retirando o mato e o lixo que se acumula no canteiro. A vegetação está tomando o asfalto e o trajeto feito pelos moradores é arriscado por falta de estrutura, pois não existe ciclovia. Com isso, pedestres e ciclistas dividem a pista com os carros na iminência de tragédias. Tenho certeza que a Prefeitura vai atender ao nosso pedido”, finalizou Edson Gaguinho.
Texto: Da Assessoria do Vereador