Campanha institucional que que será lançada nas redes sociais destaca o papel do parlamentar como porta-voz da população
A vereança é doar-se para acompanhar de perto os acontecimentos da vida da comunidade, dedicando tempo para representar os interesses da população perante o poder público. Por isso, em alusão ao Dia do Vereador, que será celebrado na próxima sexta-feira, dia 1º de outubro, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma ação para comemorar a data.
Com o tema “Trabalhamos para ser a sua voz”, a campanha homenageia os vereadores ludovicenses pelo seu dia, trazendo à luz a relevância da data, esclarecendo para toda a população as atribuições que lhe cabem e estreitando o diálogo e construindo um maior relacionamento.
A ação aconteceu no plenário Simão Estácio da Silveira, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Na cerimônia, os parlamentares foram recepcionados com suas fotos no painel eletrônico. Ao adentrar o espaço, os homenageados receberam um broche metálico com acabamento resinado como a frase: “Orgulho de ser vereador de São Luís”.
Parlamentares como Domingos Paz (Podemos), Aldir Júnior (PL) e os integrantes do Coletivo Nós (PT) destacaram a homenagem devido à atuação daqueles que diariamente se dedicam ao desenvolvimento da cidade e dão suporte a cada morador.
Primeiro a se manifestar, Domingos Paz parabenizou todos os colegas pela data, ressaltando a importância de cada um para o parlamento municipal e na defesa dos anseios e reivindicações da população da cidade. “Ninguém serve ao povo se não for vocacionado e para isso é necessário que haja paixão por aquilo que faz. E acredito que cada um exerce o mandato com responsabilidade e compromisso com o povo”, frisou.
Aldir Júnior, 2º secretário da Mesa Diretora, que conduziu a sessão plenária desta quarta-feira, reafirmou que o Poder Legislativo está de portas abertas para o povo e destacou o compromisso da Casa em promover ações que incentivem a participação popular.
“Nós temos que fazer a diferença e mostrar que a Câmara Municipal está atenta às necessidades do povo. É nossa responsabilidade, para além de ouvir, legislar, fiscalizar e cobrar do Executivo”, disse.
O Coletivo Nós (PT), que é novidade com um mandato formado por seis co-vereadores, também destacou a importância da data. Para eles, o vereador tem oportunidade de ouvir sugestões, reclamações e pedidos vindos das pessoas das mais variadas, desde as menos atuantes e informadas até as que sabem das coisas que não andam bem.
“O vereador é por excelência, o representante do povo no município, logo, é um dos políticos mais importantes para a vida do país. É o parlamentar que subiu o primeiro degrau de uma vida pública que exige muita experiência. Será muito interessante conhecermos melhor o seu trabalho”, explicou o grupo que é formado por Jhonatan Soares, Flávia Almeida Reis, Delmar Matias, Eunice Costa, Maria Raimunda e Eni Ribeiro.
Campanha nas redes sociais
Nos dias em que antecedem o Dia do Vereador, os canais da Câmara nas redes sociais também vão comemorar a data com conteúdos produzidos especialmente sobre o tema. Facebook, Twitter, YouTube e Instagram mostrarão a importância do cargo para uma sociedade democrática, vão esclarecer para a população sobre quais as funções que eles desempenham, quais os vereadores que compõem a Câmara atualmente e farão homenagens em fotos e vídeos com depoimentos utilizando a hashtag. O objetivo é mobilizar os internautas por meio das redes sociais sobre temas relacionados ao parlamento municipal e a contribuição do parlamentar para o avanço da sociedade.
Origem da data
Comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil, o Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 20 de julho de 1984. A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município, que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores, em Brasília.
O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.
As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.
Até meados da década de 1960, o cargo de vereador no Brasil não era remunerado. A Constituição de 1988 estabeleceu uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro, a cada 4 anos.
É um dever do eleitor maior de 18 anos eleger os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.