Parlamentar utilizou o pequeno expediente desta terça-feira, 20, para abordar o tema
Texto: Suellen Soares
A vereadora Creuzamar de Pinho (PT) abriu o pequeno expediente desta terça-feira, 20, falando sobre o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV-Entidades). A parlamentar utilizou o discurso para passar algumas informações sobre a iniciativa e a forma como ela tem mudado a vida de cidadãos ludovicences.
“Esse é um programa federal instituído desde 2003, sob o nome de Crédito Solidário e que hoje se chama Minha Casa Minha Vida Entidades. Ele é voltado para as famílias de baixa renda, considerando o déficit habitacional, que só no Maranhão chega a 600 mil unidades habitacionais”, iniciou.
Creuzamar explicou ainda que só na capital o número chega a 150 mil, embora não haja qualquer política pública municipal que atenda essas famílias de baixa renda, ou seja, núcleo familiares com até três salários mínimos.
Além disso, a vereadora frisou que o MCMV-Entidades tem como foco atuar junto às organizações sociais que trabalhem pela habitação social – dentre outros critérios. No Maranhão destacou as várias experiências que obtiveram êxito, como a do Residencial João do Vale, em São Luís, no Anil, que atende 250 famílias.
“Esse Programa preconiza a auto organização e gestão do movimento e sobretudo organização das famílias chefiadas por mulheres com autonomia para indicar onde pretendem se instalar, escolher nomes de ruas, enfim, realmente ocupar os espaços urbanos e fazer com que a cidade de fato cumpra a sua função social, pois entre a cidade e cidadania existe um grande vazio”, finalizou.