O parlamentar também falou sobre as denúncias envolvendo o vereador Domingos Paz
O vereador Manoel Filho (Avante) utilizou a tribuna da Câmara de São Luís na manhã desta segunda-feira (19) para se posicionar acerca dos supostos casos de assédio sexual que envolvem o vereador Domingos Paz (Podemos). Ao longo do discurso, o parlamentar também agradeceu ao Governo do Estado pela realização da “Cantata Natalina”, na última sexta-feira (16), no Jardim São Cristóvão.
O vereador iniciou a sua fala no Grande Expediente informado que corroborava com os discursos realizados anteriormente ao dele pelo presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa e pela Procuradora da Mulher da Câmara de São Luís, vereadores Nato Júnior (PDT) e Concita Pinto (PCdoB), respectivamente.
“Quero engrossar esse coro sim tanto do presidente da Comissão de Ética quanto da nossa querida procuradora da Mulher e dizer que todas as denúncias devem sim ser apuradas com o rigor necessário do que diz a Lei até para dar chance tanto das acusações provarem que têm razão ou como o vereador provar que é inocente. Acho que a Câmara de Vereadores não deve se escusar e não está fazendo isso. A Câmara de Vereadores tem um posicionamento firme quanto a isso: todas as denúncias que, neste caso, são graves, devem ser apuradas”, assinalou Manoel Filho.
O parlamentar ainda ressaltou que “não vai corroborar com qualquer tipo de violência contra a mulher”, mas acrescentou que “é necessário que seja cumprido o devido processo legal”. “É o que garante a acusação e a ampla defesa também daquele que é acusado. Então, este é o nosso compromisso: que as investigações possam ser conduzidas da melhor maneira para que, se haja condenado, seja condenado; e, se há inocente, que seja inocentado. Esse é o nosso posicionamento”, explicou Manoel Filho.
Durante o discurso, o parlamentar também agradeceu a Deus e ao Governo do Estado pela realização da “Cantata Natalina”, na a última sexta-feira, no Jardim São Cristóvão, e São Luís.
“Quero agradecer pela Cantata Natalina com a qual fomos agraciados. Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de termos tido a Cantata Natalina no Jardim São Cristóvão. Agradeço à minha querida Fátima Araújo que me deu a ideia de solicitar o evento. Agradeço ao vereador Edson Gaguinho também. Quero agradecer ao Governo do Estado e ao governador Carlos Brandão por ter dado toda assistência para fazermos esse natal maravilhoso. Quero agradecer ao Yuri, da Secretaria de Estado da Cultura; a todos os moradores do Jardim São Cristóvão e os montadores do palco também que colocaram a mão na massa”, assinalou.
Denúncia – O vereador Manoel Filho também comunicou que recebeu uma denúncia sobre casos de maus tratos que estariam acontecendo no Hospital Nina Rodrigues. “Recebi uma denúncia de um senhor chamado Luís cuja esposa teve um surto psicótico e teve que ser internada no Nina Rodrigues. Ele veio cobrar dos vereadores, mas Deus colocou que ele fosse direto ao meu gabinete. Falou comigo informando que tinha uma denúncia grave para ser apurada no Nina Rodrigues de maus tratos de pessoas que lá estavam internadas. A denúncia era de que a esposa dele tinha ficado lá mais de 2 meses e, quando saiu de lá, saiu com larvas no ouvido e em situação desumana e de higiene precária”, contou o vereador.
Segundo Manoel Filho, após receber a denúncia, ele foi até o Hospital Nina Rodrigues. Na unidade de Saúde, o vereador disse ter sido recebido pela direção e cobrou posicionamento do hospital acerca da denúncia. “Eles vão me enviar um relatório para saber qual foi a condição dessa paciente, porque não será permitido, de forma alguma, nós, como fiscalizadores públicos, que as nossas entidades, principalmente da Saúde, tratem com falta de dignidade e de condição humana os nossos pacientes. O vereador Manoel Filho está investigando essa denúncia. Espero que não tenha acontecido e, se de fato aconteceu, a gente vai cobrar a responsabilidade das pessoas”, afirmou.
Regularização – Antes de finalizar o discurso, Manoel Filho ainda comunicou que foi chamado, junto com o vereador Marlon Botão no último sábado (17) pela manhã, para a entrega de 251 títulos de certidão de regularização fundiária de moradores do Residencial João do Vale.