A solenidade reconhece pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de São Luís em diferentes áreas de atuação
A cerimônia de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira, promovida pela Câmara Municipal de São Luís, foi marcada por festa e homenagens. O evento, que está em sua 26ª edição, foi realizado no Espaço Residencial, Avenida Mário Andreazza, na noite dessa quinta-feira (22) e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades políticas, personalidades de vários segmentos e convidados. A solenidade reconhece pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de São Luís, no ano de 2022, em diferentes áreas de atuação e é a mais alta comenda concedida pela casa legislativa.
O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), destacou o simbolismo da premiação deste ano, que marca também o encerramento de um ciclo da sua vida política na Câmara Municipal.
“Uma das atribuições da Câmara Municipal de São Luís é reconhecer e homenagear pessoas que, de alguma forma, contribuíram para nossa cidade. E a Medalha Simão Estácio da Silveira é a mais alta comenda da nossa casa legislativa. Sinto-me muito emocionado em participar, mais uma vez deste ato solene e a sensação também, além da emoção, é de dever cumprido. É um ciclo que se encerra e que avalio de forma muito positiva a nossa passagem, não só na presidência, mas, principalmente, no parlamento municipal. Acredito que demos nossa contribuição e agora, vamos continuar ajudando nossa cidade e todo o Maranhão neste novo desafio na Assembleia Legislativa”, pontuou.
O vereador e futuro presidente da Câmara, Paulo Victor (PCdoB), destacou a honraria e reforçou seu compromisso com a cidade e os ludovicenses, que será intensificado quando estiver à frente da função.
“É uma grande alegria poder mostrar para a sociedade que muitas pessoas podem contribuir com o desenvolvimento da capital, e não apenas o parlamento. Participo desse momento com o sentimento de gratidão e com a certeza de que, no novo ano, teremos muito trabalho e muitos debates em torno das propostas que são importantes para a população e para a cidade. Nessa missão, conto com o apoio dos meus colegas e sempre com a participação do povo, a quem devemos o nosso mandato”, ressaltou.
Para receber a honraria, cada vereador indica até três personalidades. Na lista desta edição estavam autoridades políticas e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos e outros que tenham colaborado para o desenvolvimento de São Luís.
Orador que representou os vereadores em discurso de abertura da cerimônia, o vereador Gutemberg Araújo destacou a importância do reconhecimento para quem é escolhido. “Essa casa tem a obrigação de homenagear todas as pessoas, de todas as atividades, e assim, demonstrar o respeito que a casa tem por toda a população de São Luís. É uma alta honraria e concedida àqueles que realmente fizeram e fazem diferença para a nossa cidade”, destacou.
Indicada pelo vereado para receber a comenda, a promotora de Justiça, Doraci Moreira Reis Santos falou da satisfação pela homenagem. “Recebi com muita alegria e gratidão essa indicação que é também, de extrema responsabilidade. Quando somos reconhecidos por um parlamento por nosso trabalho, nos questionamos sobre o caminho que estamos trilhando e se desempenhamos bem nosso papel público dado por Deus e pela sociedade. Sendo missionária, promotora de Justiça e que compreende a necessidade de trabalhar pela sociedade, vejo que esse é o reconhecimento que a honraria concede. Portanto, só tenho a agradecer”, frisou.
Os demais indicados do vereador Gutemberg Araújo foram a presidente da Academia Ludovicense de Letras, Dilaci Alves; o desembargador Manoel Gomes, pai do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten; e, in memorian, a escritora Maria Firmina dos Reis, grande destaque da literatura maranhense.
A vereadora Karla Sarney (PSD) enfatizou o simbolismo da condecoração. “A Câmara é a casa do povo e nós, parlamentares, temos o dever de reconhecer e homenagear as pessoas que representam o povo e suas entidades. Neste sentido, se mostra de extrema importância a cerimônia de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira”, reiterou a parlamentar.
Um dos seus indicados para receber a honraria, o cabo da Polícia Militar do Maranhão, Vicente de Paula do Rego Júnior, destacou a emoção do momento. “Não há palavra capaz de definir a emoção. É o reconhecimento profissional de 12 anos de serviços prestados à comunidade ludovicense e ao Maranhão. A medalha representa a maior honraria não só à minha pessoa, mas à minha família, aos meus irmãos de farda e meus comandantes. Sinto-me extremamente honrado pela indicação da vereadora Karla Sarney e por estar recebendo essa importante comenda da Câmara de São Luís”, disse. A vereadora indicou ainda o escritor Paulo Melo e a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar
O vereador Raimundo Penha (PDT) também destacou a importância da condecoração, ressaltando seus homenageados – o secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida e o pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho, Robério Lima.
“O objetivo da medalha é reconhecer personalidades que somam com São Luís e seguimos nessa missão de buscar nomes que representem todos os segmentos. Nossas indicações destacam autoridades políticas, civis e religiosas que contribuem com a nossa cidade”, enfatizou.
“Um momento de muita alegria ser homenageado com a Medalha Simão Estácio da Silveira, por meio da indicação do vereador Raimundo Penha, que é um grande amigo e parlamentar muito atuante em todas as áreas da nossa cidade, principalmente, na área da cultura. É um grande parceiro nosso. Temos feito um grande trabalho nessa área, em parceria com os vereadores, levando muita cultura para diversos bairros e sempre presentes nas comunidades da Grande Ilha”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida.
Veja a galeria de fotos aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/1TYnC1M_nvp9ER9R0R969phRUuI78UAiH?usp=share_link