Ela recebeu a honraria após Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Marlon Botão, aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara
Texto: Isaías Rocha
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na tarde desta quinta-feira (8/02), uma sessão solene de outorga do título de cidadã ludovicense à empresária Maristela Escabin de Mello Franco, proprietária do restaurante Armazém do Chef.
A solenidade foi comandada pelo vereador Marlon Botão (PSB), autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a homenagem. A mesa de trabalhos foi composta também pela vereadora Karla Sarney (PSD) e pelo esposo da homenageada, o senhor Francisco Alexandre de Mello Franco.
Além de ressaltar a trajetória da homenageada na capital maranhense, o parlamentar lembrou que a homenageada também costumava auxiliar o marido na produção da TV Mirante, sempre se destacando na organização de importantes eventos culturais produzidos pelo Grupo Mirante.
“Eu que sou um dos vereadores mais jovens da história desta Casa, estou bastante honrado em poder homenagear uma mulher tão forte, que se apaixonou pela cultura vibrante do Maranhão”, frisou.
“É alguém que mergulhou de cabeça nesse mundo, trazendo consigo seu talento e paixão, mas também se transformando em uma das maiores empresárias do mercado gastronômico, gerando empregos e atendendo a contento nossos munícipes”, completou.
“Este título é um presente”
Durante a cerimônia, Maristela Escabin, que nasceu em São José do Rio Preto – SP, lembrou do vínculo dela com São Luís. Em seu discurso, ela elogiou a Câmara, agradeceu ao vereador Marlon Botão pela homenagem e se emocionou ao comparar o título como um presente da cidade.
“Sinto-me imensamente honrada por estar aqui hoje. Posso dizer que é um sonho realizado poder receber o título de cidadã ludovicense. Meus agradecimentos à Câmara e minha gratidão ao vereador Marlon Botão, o responsável direto pelo título com que fui agraciada. Hoje vale engasgar e até me emocionar, pois, eu considero esse título como um presente da cidade que eu amo de coração”, declarou.
Quem é ela?
Nascida em 29 de outubro de 1962, em uma fazenda chamada Borazinho, no município de São José do Rio Preto – SP, Maristela Escabin de Mello Franco, desde cedo, aprendeu o valor do trabalho árduo, ajudando seu pai e irmãos a administrar a fábrica de carrocerias Escabin em Rio Preto. Mesmo assim, ela sempre encontrou uma maneira de conciliar suas responsabilidades com os estudos.
Muito determinada e curiosa, aliado ao seu desejo de aprender, se formou em psicologia e posteriormente em publicidade. Aos 21 anos, ela embarcou em uma nova aventura ao se casar com Francisco Alexandre de Mello Franco. Juntos, eles tiveram dois filhos, Mariana Escabin de Mello Franco e Gabriel Escabin de Mello Franco, e foram abençoados com três netos maranhenses, filhos de Mariana: Maria Júlia, João Gabriel e Vinicius.
A vida de Maristela deu uma reviravolta quando ela se mudou para São Luís, onde seu marido assumiu um cargo importante na TV Difusora e, mais tarde, na TV Mirante. Desde o momento em que colocou os pés na ilha, Maristela se apaixonou pela cultura vibrante do Maranhão. Ela mergulhou de cabeça nesse mundo, trazendo consigo seu talento e paixão.
Maristela encontrou uma oportunidade emocionante na extinta Mirarte, onde trabalhou ao lado de Victor Piders, Cristina Almeida e Morais Jr. Juntos, eles produziram inúmeros shows e eventos que encantaram a cidade. Paralelamente, ela também ajudava na produção dos eventos da TV Mirante, contribuindo para o sucesso de seu marido.
Após o fechamento da Mirarte, Maristela redirecionou seu foco para os eventos culturais produzidos pelo Grupo Mirante. Ela desempenhou um papel fundamental na organização do Festival de Reggae, Canta Nordeste e outros shows incríveis. Sua dedicação e talento chamaram a atenção da Cia Barrica/Bicho Terra, que a contratou como produtora para levar o Bloco do Bicho às ruas durante o Marafolia.
Com sua energia contagiante e dedicação incansável, Maristela transformou o Bloco do Bicho em um dos maiores do evento, tornando-o o segundo bloco com mais integrantes a partir do terceiro ano. Mas ela não parou por aí. Nessa mesma época, ela também criou o alegre bloco infantil Xereta, trazendo alegria e diversão para os pequenos foliões.
Além de seu envolvimento na cultura e eventos, Maristela também deixou sua marca no cenário esportivo. Ela foi uma das diretoras fundadoras da Federação de Beach Soccer do estado, promovendo o esporte e incentivando jovens talentos a brilhar nas praias, transformando o Maranhão com três títulos brasileiros e com vários atletas na seleção Brasileira. Além disso, ela também foi uma das fundadoras da Federação de Badminton, mostrando seu compromisso com a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Há nove anos, Maristela decidiu compartilhar sua paixão por sabores e temperos maravilhosos com os ludovicenses. Ela abriu o restaurante Armazém do Chef, onde prepara pratos deliciosos que refletem sua paixão pela culinária e os sabores únicos do estado. Cada refeição servida é uma homenagem à sua jornada e ao amor que ela tem pelo Maranhão. E desde então tem se aprimorado na culinária nordestina e proporcionado uma experiência incrível para seus clientes locais e turistas através de seu trabalho.
Suas duas maiores paixões, além da família, são viagens e gastronomia. Para ela, ambas andam juntas, pois a gastronomia diz muito mais sobre a história daquele lugar do que se pode imaginar. Mas para ela, a melhor parte da viagem é voltar para casa, em São Luís, onde considera o melhor lugar do mundo para se viver. Pois em seu peito, bate um coração Ludovicense.