Erminho é funcionário da Câmara e atua no gabinete da vereadora Silvana Noely (PTB)
O dia 25 de outubro é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, data estabelecida pela Lei 13.472, de 2017, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre respeito, ingresso ao mercado de trabalho e construção de políticas públicas que garantam a acessibilidade e a autonomia dessas pessoas.
Para Erminho Willan, funcionário da Câmara de São Luís, o dia 25 de outubro marca uma luta histórica por respeito e igualdade. Ele relata que graças a essa luta, atualmente, encontramos pessoas com nanismo nas mais diversas funções, inclusive cargos de chefia, mas admite que ainda há um longo percurso a ser percorrido. Erminho, que também é ator, diz que já sofreu na pele com o preconceito.
“Para mim trata-se de uma data muito relevante, pois pessoas com nanismo sofrem com diversas situações no seu dia-a-dia. São situações com alto potencial de desencadear problemas emocionais, mas que graça a Deus, com a nossa luta pudemos garantir respeito e representatividade. Nanismo não é piada!”, frisou.
O que é nanismo?
O Nanismo é classificado como uma deficiência física e desde de 2004 é reconhecida como tal no Brasil. A condição decorre de condições genéticas e caracteriza-se pela baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo.
Repercussão – Durante seu discurso a vereadora Silvana Noely (PTB) falou sobre a forma adequada de se reportar a essas pessoas – pessoas com nanismo. Ela alertou ainda para o uso indevido da imagem desses cidadãos, inclusive no contexto político, defendendo maior integração dos mesmos ao mercado de trabalho.
“Alguns candidatos usam Pessoas com Nanismo em suas campanhas políticas, como um atrativo. Acontece que após esse período nós vemos essas pessoas em portas de lojas, chamando a atenção dos clientes e gostaria de enfatizar que são cidadãos normais com a mesma capacidade de qualquer outro ser humano, a exemplo, de Erminho que hoje compõe o nosso gabinete”, declarou.