O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), que votou pela aprovação da lei que institui o Auxílio Emergencial Municipal na capital maranhense, destacou a importância de ajudar as pessoas que fazem cultura em São Luís, principalmente em tempos de pandemia.
“Quero parabenizar o prefeito Eduardo Braide pela iniciativa de criar esse projeto e ao vereador decano desta Casa, Astro de Ogum, por solicitar urgência no projeto. Esse é um olhar atento e humano do prefeito de São Luís, em fazer o Auxílio Emergencial para as pessoas que produzem cultura em nossa cidade. Nós sabemos que a pandemia afetou todos os setores da economia, mas o setor da cultura foi o mais atingido”, destacou Francisco Chaguinhas.
Segundo o vereador, esse auxílio pode não ser aquilo que os artistas vislumbravam, mas, neste momento de crise, é um grande aceno para eles. Que essa ação do prefeito Eduardo Braide, possa ter desdobramento tanto na esfera municipal, quanto estadual.
“Eu quero aqui dizer que, quem faz cultura em São Luís, tem andado com o calvário, uma cruz nas costas, principalmente nesta pandemia. Nos últimos dias, temos visto uma ação do Ministério Público, que é legítima para evitar a proliferação da Covid-19, mas, o que tem acontecido são apreensões de equipamentos dos músicos e, posteriormente, os bares abrem com outros músicos, o que acaba acarretando em prejuízos aos artistas, que já estão com dificuldades para sobreviver, imagina para comprar novos equipamentos”, disse o parlamentar do Podemos.
Defensor da classe artística e cultural da capital maranhense, Francisco Chaguinhas propõe uma emenda à lei municipal de sua autoria, que resguarde o artista desse tipo de ato por parte de autoridades, já que os equipamentos são instrumentos de trabalho dos artistas culturais, para ganhar o pão de cada dia.