A ausência de uma creche impacta diretamente as famílias, que enfrentam dificuldades para conciliar trabalho e cuidado dos filhos
Texto: Ascom
Atendendo a demanda de moradores do Coquilho, zona rural da capital, a vereadora Eva Barros (PSB) apresentou um pedido, na Câmara Municipal de São Luís, solicitando estudos que viabilizem a construção de uma creche na localidade. A parlamentar aponta a necessidade deste equipamento público para a comunidade e reforça o compromisso da casa legislativa com o bem-estar e desenvolvimento das crianças, e, também, no auxílio aos pais e mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos.
“Uma creche no Coquilho é uma necessidade e atendimento a um direito das crianças e das famílias que residem na região. Precisamos garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica, tenham acesso a uma educação de qualidade e para tanto, é fundamental que o poder público assuma seu papel na promoção desse direito tão essencial”, afirmou a vereadora Eva Barros.
A iniciativa surge em resposta a uma necessidade urgente da comunidade, onde a falta de infraestrutura adequada para o cuidado e educação das crianças tem sido uma questão preocupante. A ausência de uma creche impacta diretamente as famílias, que enfrentam dificuldades para conciliar trabalho e cuidado dos filhos, além de ter reflexo no desenvolvimento infantil e no acesso à educação, nesta fase da primeira infância.
Eva Barros enfatizou a importância de investir na educação, desde os primeiros anos de vida das crianças, pontuando a contribuição da educação no desenvolvimento integral das crianças e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Há necessidade de políticas públicas que garantam o acesso universal e de qualidade à educação infantil, especialmente em áreas onde essa demanda é mais latente, como é o caso da comunidade de Coquilho. A creche preenche parte dessa demanda, que deve ser alicerçada por outras importante políticas, voltadas às crianças e à comunidade geral”, frisou.