Homenagem partiu de uma proposição apresentada pelo vereador Astro de Ogum
Texto: Isaías Rocha
O ex-vereador Cézar Bombeiro (PSD) recebeu da Câmara Municipal de São Luís, na tarde desta quarta-feira (17), título de cidadão ludovicense, durante sessão solene realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira. A homenagem foi sugerida pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB), que presidiu a solenidade.
Na ocasião, o autor da proposta relembrou a trajetória do homenageado e frisou que homenagear seu ex-colega o emocionava. “Ele foi colega meu nesta Casa e muito me honra e orgulha porque ele tem história. Cézar Bombeiro tem uma trajetória marcada na luta sindical em defesa dos trabalhadores e das comunidades”, disse.
A concessão do título de cidadão ludovicense é atribuída a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços à comunidade e/ou tenham se destacado pelo desempenho na vida pública ou privada.
Em seu discurso na Câmara, Cézar Bombeiro pontuou que é vianense de nascimento, mas ludovicense de coração e relembrou sua trajetória na capital maranhense desde que saiu de sua terra natal aos 17 anos.
“Sou filho de um pedreiro e uma doméstica, que em 1978, veio para São Luís concluir o segundo grau. Sinto-me honrado, abençoado e profundamente emocionado por receber o título de cidadão ludovicense. Considero este um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha vida. Por isso, gostaria de agradecer o meu ex-colega Astro de Ogum por essa homenagem”, afirmou.
Transmissão ao vivo – Transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, site e redes sociais da Casa, o evento também contou com a participação de diversas personalidades, dentre as quais o superintendente Regional do Trabalho do Maranhão (SRTb/MA), Nivaldo Araújo; o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão (Sindspem), Márcio Rodrigues; o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), coronel Carlos Augusto Furtado Moreira; o presidente da Associação Maranhense de Blocos Tradicionais, Brasa Santana; o líder do projeto social Guerreiros da Liberdade, Robert Rodrigues, dentre outros.
Quem é ele?
Natural de Viana – MA, Cezar Castro Lopes, mais conhecido por Cézar Bombeiro, é filho de um pedreiro e uma doméstica que veio para São Luís concluir o segundo grau, em 1978.
Ele é formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e estudou Direito pelo Ceuma e Ciências Imobiliárias pela UFMA. Desde a sua chegada à capital maranhense, reside no Bairro da Liberdade. Nesse período, serviu a Marinha de Guerra do Brasil, trabalhou na Alumar, Corpo de Bombeiro, Metalman e Hospital Sarah Kubishek.
O homenageado foi presidente da Associação dos Agentes e Inspetores Penitenciários do Estado do Maranhão – AAGIPEM e depois comandou o Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão – SINDSPEM. Além disso, também foi diretor da Federação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil – FENASEPE, diretor da Federação Nacional dos Servidores Penitenciário do Brasil – FENASPEN e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão – SINTSEP.
Atuou ainda como Delegado Sindical da CUT/MA pelo SINTSEP/MA e como Agente Penitenciário e foi presidente da Associação Cultural Recreativa Desportiva e Social do Bairro da Liberdade – ADECRES. Foi vereador de São Luís na legislatura 2017 a 2020.