Emoção marcou a entrega do Título de Cidadão Ludovicense em solenidade realizada a pedido da vereadora Rosana da Saúde
Atendendo propositura de autoria da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), a Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta sexta-feira (16), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Ludovicense a empresária Guga Fernandes e ao farmacêutico Valdiney Simões que, através de seus trabalhos fazem a diferença e promovem o desenvolvimento da capital maranhense.
Ao abrir o evento, a vereadora Rosana da Saúde disse que o objetivo seria homenagear as personalidades pelos relevantes serviços prestados ao município. Ela destacou que os homenageados são pessoas que doam a vida para atender ao próximo.
“Esse reconhecimento é de todos os 31 vereadores que sabem do trabalho, dedicação e abnegação de cada um. Eu estou muito feliz por essa homenagem. Essa é a primeira vez que concedo um título de cidadão no meu mandato e procurei com muito cuidado que fosse para pessoas merecidíssimas”, declarou.
A Lei Orgânica de São Luís confere à Câmara Municipal a prerrogativa de conceder títulos de cidadania honorária ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, atendidos os requerimentos específicos em legislação específica.
Mulher de fé
Em seu discurso, a empresária Guga Fernandes agradeceu a homenagem e emocionou a autora da posição ao destacar algumas de suas qualidades. “Estou muito feliz por essa homenagem. Eu me sinto honrada, reconhecida e lisonjeada. Esse trabalho todo não seria possível se não fosse à fé”, disse a homenageada.
Transformar vidas
Por sua vez, o farmacêutico Valdiney Simões destacou que a atitude dos vereadores foi de extrema importância, no sentido de valorizar quem contribui com a construção da história da farmacologia em São Luís.
“É uma satisfação enorme ter esse reconhecimento, principalmente na cidade onde eu tive a oportunidade de fazer minha carreira como farmacêutico. Foi através do meu trabalho em São Luís que ajudei a transformar vidas”, mencionou.
Quem é ele?
Valdiney Simões Ferreira, natural de Primeira Cruz, possui formação como farmacêutico, bioquímico e Licenciatura Plena em Biologia. Começou sua trajetória profissional em 1973,
atuando como professor de Biologia no curso pré-vestibular Castro Alves, logo após tornando-se diretor do curso pré-vestibular Gonçalves Dias.
Foi presidente do Diretório Municipal do PTB em primeira Cruz no Maranhão, foi também filiado e pré-candidato a deputado estadual pelo PMN. Nos anos seguintes tornou-se Coordenador da Central de Medicamentos Básicos (CEME), Diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Saúde, ganhou título de Produtor Modelo pelo Ministério da Agricultura em São Bento ganhando a Medalha Honra Mérito de Ouro.
Atuou como professor de Biologia no Liceu Maranhense e Colégio Nerval Lebre Santiago, professor do estágio de parasitologia no LACEN para alunos da UEMA, CEUMA e UFMA, e há 35 anos exerce como Bioquímico no Laboratório Central da Saúde Pública do Maranhão (LACEN). Ao longo da sua caminhada, Valdiney Ferreira, acompanhou mudanças importantes no sistema educacional brasileiro e contribuiu com o seu conhecimento, compartilhando suas experiências com seus alunos e colaborando para o desenvolvimento da Saúde Pública através do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN).
Quem é ela?
Idalegugar Fernandes e Silva de Castro, natural de Santa Quitéria – MA, começou a empreender aos 19 anos, formada em Ciências Contábeis, quando ingressou como sócia da Assessoria e Consultoria Real Ltda., a convite do falecido marido José Ribamar Pires de Castro Filho que lhe confiou as chaves da maior empresa de serviços contábeis do Norte e Nordeste, confiando na ética, responsabilidade, afinco e destreza em administrar os números, que a homenageada possui.
Conhecida como Guga Fernandes, ela sempre teve anseio de contribuir com a sociedade e, em 2012, iniciou os estudos sobre o comportamento e a vida agitada das mulheres, sua rotina, atribuições, má alimentação, qualidade de vida e deficiência nutricional.
Em 2014, Guga Fernandes teve a oportunidade de entrar para o segmento saudável, buscando conhecimento sobre vitaminas, minerais e outros nutrientes que são capazes de manter as pessoas longe de diversas doenças. Em julho de 2016, abriu a GF Indústria, que representa a marca Guga Fernandes Beauty, com registro na ANVISA e que figura como a primeira indústria de suplementação alimentar das regiões Norte e Nordeste.
Buscando o melhor para a classe empresarial feminina, em 2015 criou o primeiro grupo de empreendedorismo feminino no estado, a AME – Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão, isso com grande estima e respeito por todas as EMPREENDEDORAS, pois são verdadeiras mulheres maravilhas, que estudam, trabalham e cuidam da família. Por essa razão está sempre buscando formas de ajudar outras mulheres, incentivando a prática da boa liderança, assim defendendo os interesses de toda a classe feminina.
Os convidados – O concorrido evento, no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi prestigiado por diversas personalidades, além da família e amigos do homenageado.