A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou da cerimônia no Palácio Henrique de La Rocque, na tarde da segunda-feira (18), em que o governador Flávio Dino (PCdoB) condecorou com a Ordem dos Timbiras, os 22 Bombeiros Militares do Maranhão que atuaram por mais de 20 dias nos trabalhos de resgate de vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).
Fátima Araújo exaltou a coragem, bravura e o espírito de solidariedade dos Bombeiros Maranhenses que se dedicaram à missão, numa tragédia que comoveu o Brasil.
“Sempre confiei no Corpo de Bombeiros, nossos soldados são uns verdadeiros guerreiro, arriscam suas vidas para muitas vezes salvar as nossas. A equipe que participou da missão em Brumadinho mostrou dedicação, solidariedade e capacidade técnica. Isso orgulha qualquer brasileiro”, destacou a parlamentar ludovicense.
O major Patrício Daniel, comandante dos Bombeiros em Itapecuru, foi quem comandou a missão Brumadinho. Para ele, as condições inóspitas e perigosas em que passou a equipe e, principalmente, a gravidade e comoção coletiva, exigiu ainda mais coragem dos homens destacados.
“Foi a missão mais desafiadora de toda a minha carreira ao longo desses 13 anos de Bombeiro e marcou muito porque era uma missão humanitária, principalmente para amenizar a dor das famílias”, disse o comandante.
A Ordem dos Timbiras é a mais alta comenda ofertada pelo poder executivo estadual. Os bombeiros foram enviados pelo Governo do Maranhão em missão humanitária e social, para dar apoio às buscas avançadas na cidade mineira após o rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro, que vitimou centenas de pessoas.