Proposições versam sobre exames gratuitos de mamografia e direitos das pessoas com deficiência
Na sessão ordinária desta terça-feira (7), a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) subiu à tribuna para, dentre outros assuntos, defender projeto de lei de sua autoria que visa oferecer exames gratuitos de mamografia preventiva para mulheres com idade entre 35 e 50 anos.
Ao iniciar o discurso, a parlamentar destacou que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre mulheres no mundo e, por isso, precisa ser combatido e prevenido.
“O uso da mamografia para rastreamento do câncer de mama deve ser um direito das mulheres assintomáticas que possuem histórico de câncer na família, mesmo que estejam fora da faixa etária recomendada. Precisamos cuidar das mulheres, e esse projeto de lei é um instrumento para ajudar a reduzir o número de mortes de mulheres ceifadas precocemente por essa doença”, enfatizou.
Fátima Araújo pediu o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação do projeto. “Também peço que, quando a proposta for aprovada, o prefeito possa sancioná-la imediatamente”, pontuou.
A vereadora também falou sobre outra proposta de sua autoria, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público municipal para as pessoas com deficiência. “Essa iniciativa amplia a participação das pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade financeira. Que todos os nossos esforços sejam voltados para a inclusão de quem mais precisa”, concluiu.