Em seu discurso, a parlamentar ressaltou que os moradores estão sendo prejudicados
A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) subiu à tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal, para pedir ao prefeito Eduardo Braide (PSD) providências urgentes para evitar os frequentes alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas que têm sido registradas em diversos pontos da cidade.
“A gente vê a Rua São Jorge 3, na qual já estive com a equipe da Semosp [Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos], com a equipe da Blitz Urbana, da Defesa Civil, mostrando de perto a situação dos moradores, que no período chuvoso perdem tudo por causa da situação de sujeira das galerias”, destacou a parlamentar, enumerando vários outros pontos da cidade nas mesmas circunstâncias.
A vereadora citou ainda um caso em que é necessário fazer a limpeza de um espaço na Rua da Macaúba, por onde passa toda a água do João de Deus e Vila Conceição, e no bairro da Boa Vista, onde todas as galerias estão obstruídas pela sujeira. “A população desses locais está perdendo o pouco que tem e correndo o risco de perderem suas vidas ou suas casas porque a água chega até quase um metro”, afirmou.
Fátima Araújo também falou de uma ponte no bairro Pirapora, onde já foi feita a limpeza do córrego, mas que agora corre o risco de ruir devido aos estragos na sua estrutura. “É uma obra que tem de ser realizada com urgência para a recuperação da estrutura desta ponte, que fica na Rua São Carmelo”, pontuou a vereadora, acrescentando que vem chamando a atenção para o problema há semanas. “Já encaminhamos e protocolamos junto à Semosp, com todas as demandas”. informou.
Na sua fala, a parlamentar ainda agradeceu ao prefeito Eduardo Braide, ao governador Carlos Brandão e à Secretaria de Segurança Alimentar do Município (Semsa), além do secretário da Cultura, Paulo Victor (PCdoB), pela doação de peixes que nesta Semana Santa atendeu a demanda de 36 comunidades em toda a Ilha. “A ação contemplou muitas comunidades carentes, em um momento tão difícil para todos”, celebrou Fátima.
A vereadora também lamentou pelas inúmeras leis de sua iniciativa, que embora aprovadas e sancionadas já há algum tempo, não estão sendo colocadas em prática, como as que se referem a obrigação de psicólogos nas escolas municipais, a criação do Hospital do Idoso, entre outras. “A gente leva tanto tempo para elaborar um projeto de lei que venha a beneficiar a população de São Luís, para depois não vê-la sendo cumprida”, concluiu.