Proposta foi encaminhada às Comissões de Justiça e Saúde em dezembro

Texto: Suellen Soares
A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) busca, em São Luís, a criação de um Centro de Atendimento Especializado para Tratamento de Doenças Reumatológicas. A parlamentar é autora do Projeto de Lei nº 271/24, encaminhado às Comissões de Justiça e Saúde da Câmara no último dia 16 de dezembro. O PL tem como objetivo proporcionar diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado para pacientes com fibromialgia, artrite reumatoide, artrose, lúpus e outras doenças do gênero.
Para a autora, a criação do Centro de Atendimento Especializado para Tratamento de Doenças Reumatológicas é uma medida essencial para proporcionar cuidados especializados e integrados a esses pacientes. É ele que viabilizará o diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, capaz de lidar com suas distintas manifestações.
“As doenças reumatológicas são condições crônicas que afetam milhares de pessoas, causando dores intensas, inflamações, rigidez muscular e comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. Em São Luís, muitos cidadãos enfrentam dificuldades significativas no acesso a tratamentos adequados e ao suporte necessário para lidar com elas”, destacou.
O texto descreve quais serviços devem ser ofertados no Centro, além de descrever sua estrutura e designar sua administração à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Como forma de viabilizar a operação da unidade, o PL nº 271/24 prevê também a celebração de convênios e parcerias.