O projeto busca aumentar a conscientização sobre essa condição, que afeta a capacidade de coordenação da fala em crianças, comprometendo sua comunicação
Texto: Mirlene Bezerra
O Projeto de Lei 190/24, proposto pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB), está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís e visa instituir o “Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância” (AFI). O projeto, segundo a vereadora, busca aumentar a conscientização sobre esta condição, um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de coordenação dos movimentos da fala em crianças, comprometendo sua comunicação.
No texto do projeto, Fátima Araújo pontuou que esse é um distúrbio que atinge uma ou duas a cada mil crianças e que, nesses casos, elas têm o raciocínio preservado, pensam o que querem comunicar, mas não conseguem converter esse pensamento em palavras. “É como se a comunicação entre o cérebro e a boca fosse interrompida”, explicou.
A vereadora acredita que a criação de uma data específica para a apraxia de fala na infância é uma iniciativa importante, pois contribuirá para aumentar o conhecimento da população sobre essa condição, especialmente considerando a diversidade de sintomas. Além disso, a medida visa apoiar a inclusão e os direitos das crianças afetadas. Se aprovado, o projeto poderá também promover maior visibilidade à apraxia de fala, o que, por sua vez, pode estimular o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao apoio de pessoas com esse distúrbio e suas famílias.
O PL foi encaminhado para a análise da Comissão de Justiça na sessão do dia 22 de outubro.