Lei Municipal prevê a criação de Centro para autistas
Texto: Leandro Ferreira
Em discurso na sessão ordinária desta quarta-feira (19), a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) novamente fez um apelo à Prefeitura de São Luís para a implantação do CEJAAM (Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão).
O Centro de apoio aos autistas foi instituído pela Lei Municipal n° 6.686, publicada no Diário Oficial do Município na edição do dia 23 de março de 2020, e teve origem no Projeto de Lei nº 088/18, de autoria da vereadora.
Um dos objetivos do CEJAAM é capacitar jovens autistas para ingresso no mercado de trabalho por meio de oficinas e cursos profissionalizantes, além de garantir ações terapêuticas com profissionais de uma equipe multidisciplinar. Fátima Araújo ressaltou que o número de crianças e jovens diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é alto e que esse grupo necessita de políticas públicas para auxiliá-los.
“O Centro contemplaria toda essa população. É um grupo que na maioria das vezes é excluído da sociedade. Quando eu elaborei esse projeto de lei foi pensando nas crianças autistas que eu já conhecia. Eu via a dificuldade dos pais em encontrar um lugar especial para essas crianças”, disse.
Emendas parlamentares
Em discurso, Fátima Araújo voltou a pedir que a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) prossiga com a entrega de 896 cestas básicas para as pessoas que integram programas sociais. Os recursos para aquisição dos alimentos são da emenda de R$ 50 mil destinada pela vereadora.
A parlamentar informou ainda que destinou emenda no valor de R$ 560 mil para custear consultas oftalmológicas e a aquisição de mil óculos, mas também não foi paga.
“Aí eu pergunto, a emenda é ou não é impositiva? Por que uns recebem e outros não? Todos os vereadores deveriam receber as emendas, que contemplam a população de São Luís, não só os que são da base da prefeitura. Essa situação é muito triste”, afirmou.
Arraial
Ao final do discurso, Fátima Araújo convidou a população em geral para participar do Arraial do Movimento Solidariedade e Ação, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, na rua Manto Sagrado, na Vila Conceição. O evento contará com várias atrações e terá início às 19h nos dois dias da programação.