Parlamentar também defendeu uma ampliação no serviço de distribuição de medicamentos psicotrópicos
Durante sessão realizada, na manhã desta segunda-feira (09), o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) defendeu, em discurso no Plenário Simão Estácio da Silveira, a descentralização do atendimento em saúde mental em São Luís.
Segundo o parlamentar, o objetivo é definir estratégias para conscientizar a população sobre o fluxo correto desse tipo de atendimento e, consequentemente, oferecer um serviço com mais qualidade aos pacientes e familiares de pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental.
“Atualmente, esse controle é restrito ao Instituto Farina, no Filipinho. Com a descentralização, a intenção é que as pessoas saibam onde devem procurar o atendimento de acordo com o grau de transtorno do paciente”, destacou.
Chaguinhas também cobrou a ampliação do serviço das Farmácias Básicas para discutir maior amplitude na dispensação de medicamentos psicotrópicos. Em seu discurso, o vereador elogiou o prefeito Eduardo Braide (sem partido) ao comparar a realização deste serviço com a gestão anterior.
“No governo anterior, somente 30% das receitas médicas para uso de remédios psicotrópicos eram atendidas. Hoje, no governo atual, 80% das receitas são atendidas. Essa é uma questão que a prefeitura tem visto com bastante carinho e não posso, como vereador, não fazer esses reconhecimentos”, concluiu Chaguinhas.