Homenagens foram propostas pela vereadora Fátima Araújo
Texto: Marine Palhano
Na tarde desta quinta-feira (13), em sessão solene, a Câmara de São Luís outorgou o Título de Cidadão Ludovicense ao Frei Roberto Honorato Oliveira dos Remédios e ao radialista João Benedito Pereira. As honrarias foram propostas pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB).
“Esses dois senhores são homenageados com o Título de Cidadão Ludovicense pelo seu desempenho, atividade, compromisso e competência a favor da nossa amada cidade. Me identifico muito quando encontro pessoas que trabalham com o mesmo propósito que tenho de ajudar o próximo e lutar em favor das comunidades carentes. Por esse motivo, eu escolhi essas duas pessoas para serem homenageadas hoje pelo brilhante trabalho que desenvolvem em São Luís”, iniciou Fátima Araújo.
Presidindo a sessão, o vereador Chico Carvalho (PSDB) falou sobre a importância da homenagem: “O Título de Cidadão de São Luís é a maior honraria que a Câmara Municipal concede a uma pessoa que não nasceu aqui, mas que contribui para o crescimento de nossa cidade. Tenho certeza que esses dois homenageados trabalharam pelo desenvolvimento de São Luís e, agora que recebem esse título, trabalharão muito mais”, afirmou o parlamentar.
Também participaram da solenidade, os vereadores Jearlysson Moreira (Avante), Professor Sá Marques (PSB) e Tiririca do Maranhão (PL).
O Líder Religioso
Frei Roberto Honorato Oliveira dos Remédios é natural do município de Godofredo Viana (MA). É formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, e especializado em Catequese e Liturgia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Psicanálise.
Durante sete anos, dedicou-se à formação de futuros padres na Associação Educacional São Boaventura. Atuou, durante quatro anos, na área psicopedagógica e psicanalista para ajudar crianças e familiares na superação de traumas, no Projeto Social Frei Antônio Sinibaldi. Por dois anos, atendeu no Instituto de Educação Superior do Maranhão (IESM), atuando na área emocional dos seminaristas.
É presidente da Associação Educacional São Boaventura, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, e superior de todos os frades distribuídos em família nos conventos da jurisdição localizados nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí e Pará.
Após receber o Título de Cidadão Ludovicense, Frei Roberto agradeceu pela homenagem. “É uma honra receber esse título na cidade que tanto amo e que me acolheu tão bem desde que aqui cheguei. Nesta cidade, aprendi a amar a cultura e aprimorar os meus cuidados com as pessoas vulneráveis, principalmente aquelas que necessitam do básico em suas vidas. Expresso aqui a minha gratidão a Deus, à vereadora Fátima Araújo, responsável pela concessão de tão importante título, e aos vereadores que hoje concedem a honra de me tornar ludovicense. Reafirmo meu compromisso de servir a esta cidade com dedicação e amor”, disse.
O Radialista
João Benedito Pereira nasceu em Bequimão (MA). Chegou em São Luís em 1997. Residiu no Rio de Janeiro durante algum tempo, a fim de estudar. Lá, trabalhou na Rádio Fluminense, Rádio Carioca e Rádio Tupi. Retornou a São Luís a convite para trabalhar na Rádio Mais FM. Atuou como radialista também nas rádios Difusora, Cidade, Timbira, Educadora, Capital e Nova FM. Foi ainda servidor da Câmara Municipal de São Luís.
É graduado em Comunicação Social – Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Comunicação. Além de radialista e repórter, é colunista social. Ao receber o Título de Cidadão Ludovicense, João Benedito Pereira recordou sua trajetória: “Valeu muito a pena toda a minha luta, ter enfrentado tantos desafios e não ter desistido. Agradeço à vereadora Fátima Araújo e a esta Casa, da qual fui funcionário por muito tempo e que muitas vezes me ajudou”, agradeceu.