O vereador Honorato Fernandes (PT) conduziu, na manhã desta segunda-feira, 10, reunião na Câmara Municipal de São Luís com um grupo de feirantes das Feiras Livres de São Luís. O encontro teve como objetivo buscar soluções para melhorar as condições básicas de funcionamento.
Segundo os feirantes, a falta de caminhões para carregar as barracas, bem como a inexistência de banheiros químicos, são alguns dos muitos problemas de infraestrutura que estão inviabilizando o bom funcionamento das feirinhas. A reunião, além do vereador petista, contou com a presença dos vereadores Marcial Lima (PRTB), Estevão Aragão (PSDB), Marquinhos Silva (DEM), Aldir Filho (PR), Raimundo Penha (PDT) e Gutemberg Araújo (PRTB).
As feiras livres são de responsabilidade da Semapa (Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento), que tem a frente Ivaldo Rodrigues (PDT). No início da reunião, Robson Martins, gerente das feiras livres de São Luís, fez um resumo da situação em que se encontram as feiras, e ratificou que os trabalhadores estão sem condições de desenvolver suas atividades.
Martins falou da falta de compromisso da Semapa, que não libera os caminhões usados pelos feirantes para o transporte das barracas, o que tem, praticamente, inviabilizado o trabalho. Destacou também a falta de segurança e de infraestrutura básica.
“Centenas de famílias dependem das feiras para sobreviver. É um absurdo investirem tanto todo final de semana na Feira da Praça Benedito Leite e deixar as feiras livres sem transporte, banheiro e segurança. Estamos sem condição de trabalho e a grande responsável é a Semapa”, disse Robson Martins.
O feirante Israel Costa fez um depoimento cheio de emoção, falando que todo o sustento da sua família vem da feira e que as dificuldades que estão enfrentando estão impossibilitando este sustento.
“Tenho contas para pagar e a mensalidade da faculdade da minha filha está atrasada. Antes eu conseguia honrar os meus compromissos, mas isso que esse secretário da Semapa está fazendo é uma crueldade. Eu não sei o que vou fazer”, disse Israel.
Vários depoimentos foram dados e o ponto comum entre todos é a preocupação com o futuro das feiras livres. Ao final do encontro, Honorato Fernandes falou sobre os encaminhamentos que serão tomados.
O parlamentar destacou ainda que todos estão do lado dos feirantes nesta luta, que não é apenas por caminhão ou banheiro químico, mas também por dignidade.
“Em primeiro lugar, vamos marcar uma reunião com o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues para resolver, de uma vez por todas, a questão dos caminhões. Vamos também pedir informações sobre o serviço de manutenção destas feiras; fazer uma moção de repudio sobre o tratamento que é dado às feiras livres em comparação a todo apoio dado a Feira da Benedito Leite. Marcaremos, ainda, uma audiência com o Secretário de Segurança Pública para tratar sobre a questão de segurança e, finalizando, vamos pedir informações sobre a confecção de barracas para as feiras livres que já foram autorizadas, mas que até agora os feirantes não foram contemplados”, finalizou Honorato Fernandes.