A redação do Enem em 2024 teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
Texto: Ascom
Dos 3,18 milhões de estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024, mais de 33 mil tiraram nota 920 na redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Uma delas foi Janaine Mendes, de 17 anos, filha do radialista Jonas Mendes, lotado na Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís (CMSL).
Na tarde desta quinta-feira (16), Jonas celebrou a conquista, ao usar suas redes sociais para publicar uma mensagem de agradecimento a Deus. Ele compartilhou que a jovem, fruto de um relacionamento com Ediene Cristina Serra, teve um excelente desempenho no exame e está cada vez mais perto de ingressar no ensino superior.
“Passando aqui para externar a nossa gratidão ao nosso Deus, por mais uma graça concedida à nossa família com o bom e excelente desempenho da minha querida filha Janaine Mendes, que alcançou 920 pontos na redação do Enem”, declarou ao celebrar a conquista com orgulho.
A média de proficiência da redação, que leva em conta as notas de todos os participantes, foi de 660 pontos neste ano. Por outro lado, a média geral do exame, que inclui as áreas de conhecimento e a redação, ficou em 546 pontos.
O Enem é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação. De acordo com o Ministério da Educação, apenas 12 alunos atingiram a nota mil. Um deles é o estudante Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, natural de São Luís, único candidato do Maranhão a alcançar a nota máxima.