Objetivo é democratizar e facilitar o acesso da comunidade ao legislativo
Tendo como objetivo aproximar o legislativo municipal à população da capital, principalmente neste período de restrições e distanciamento devido a pandemia da Covid-19, as vereadoras Silvana Noely (PTB), Rosana da Saúde (Republicanos) e Concita Pinto (PCdoB), por meio da Procuradoria da Mulher, estão implementando ações que consistem no contato direto com a comunidade. Através do gabinete itinerante, acompanhadas de assessores, as vereadoras vão aos bairros, colhem informações dos moradores e levam as demandas ao prefeito Eduardo Braide e secretários municipais.
A vereadora Silvana Noely, uma das adeptas desse tipo de iniciativa, lançou em março deste ano o ‘Gabinete na rua’, com o objetivo de levar para dentro das comunidades os serviços prestados em seu gabinete físico, ouvindo os moradores e levando ao prefeito e secretários as demandas apresentadas pela população.
“O Gabinete na rua é a extensão do nosso trabalho. Sabemos de toda a problemática que estamos passando, então, eu vou até a população. Espero que assim consigamos avançar e entender mais quais as reais necessidades. Estou vereadora, e o meu trabalho deve ser para o povo. Trabalhando dessa forma, fazemos com que todos participem da política, de alguma forma”, declarou.
Sugestões
A vereadora Rosana da Saúde também adotou o novo formato de atendimento. Acompanhada de assessores, ela passou a atender, desde o mês de março, em forma de gabinete móvel. Através da iniciativa, ela visa exercer um mandato mais próximo da população, levando a estrutura do seu gabinete para ouvir a comunidade, colhendo sugestões e contribuindo para o desenvolvimento da capital.
“O vereador é o representante mais próximo do povo, e devemos honrar isso a cada dia. A participação popular é fundamental para a realização de um excelente mandato, pois é através desse contato que vamos conhecer a real situação da população e, assim, trabalhar para beneficiar a todos”, afirmou Rosana.
Além de ouvir as solicitações e encaminhá-las para possíveis soluções junto aos órgãos, a itinerância também atende a comunidade com algumas ações e serviços. É o caso, por exemplo, de um projeto realizado pela Procuradoria da Mulher – órgão comandado pela vereadora Concita Pinto, que juntamente com as parcerias, já atendeu cerca de 100 mulheres da capital, desde maio.
Ao avaliar como positivas as ações que puderam ser concretizadas pela Procuradoria nesse período, Concita Pinto disse que, apesar das restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, o órgão legislativo apenas reduziu as atividades.
“Nós apenas reduzimos as ações. Muitas mulheres ludovicenses precisam de atendimento, por isso, fomos buscar parceiros para nos ajudar a suprir essas demandas. Como temos conseguido, avalio como positivas as ações realizadas até o momento”, explicou Concita Pinto.
Consultas
De acordo com a vereadora Concita Pinto, cerca de 100 mulheres dos bairros Monte Castelo, Fé em Deus e Retiro Natal receberam atendimento oftalmológico por meio de uma parceria realizada entre a Procuradoria da Mulher e as Óticas Diniz. Ela destacou também, o fornecimento de toda a infraestrutura para a instalação dos equipamentos, e da vitrine da loja parceira. Já à empresa, coube a venda de óculos às mulheres que necessitasse pelo preço máximo de R$ 300,00.
A procuradora reafirmou que a parceria foi importante porque ajudou as mulheres da região com atendimentos oftalmológicos que elas solicitaram. “Foram elas que nos procuraram informando que precisavam de consulta de vista, mas que estava difícil por conta da pandemia. Há muitas mulheres idosas naquela área. Então, conseguimos médico oftalmologista, estrutura, equipamentos e, assim, as mulheres conseguiram ter a consulta de vista. E as que necessitaram de óculos, puderam adquiri-los por preço mais acessível”, informou.
Compromisso
Concita Pinto concluiu dizendo que a Procuradoria da Casa vai manter esse compromisso de realizar um trabalho próximo da população, principalmente na garantia dos direitos das mulheres. Além disso, a procuradoria também irá desenvolver parcerias para realizar palestras e cursos que auxiliem o público feminino na busca por renda.
“Nós vamos fazer um trabalho itinerante. Pretendemos ir às comunidades, com todos os cuidados necessários diante do cenário de pandemia, para falar com as mulheres sobre os direitos delas, para ouvi-las, e também, para mostrar a elas a importância das mulheres para a sociedade. Também iremos desenvolver parcerias para realizar palestras e cursos que auxiliem as mulheres a terem a renda delas”, concluiu.
Trabalho Itinerante
O Gabinete Itinerante é uma iniciativa inovadora que tem o objetivo de aproximar a política e o mandato parlamentar das pessoas, através da promoção da cidadania, formação política, cultura e participação popular.
Os eventos costumam ocorrer presencialmente, com tendas em vários bairros da cidade. Além de ouvir sugestões e demandas, na programação, também há apresentações culturais e bate-papo com convidados para construção coletiva de projetos.
Com as restrições sanitárias da pandemia, desde abril de 2020, algumas dessas iniciativas vêm sendo realizadas também na modalidade online, por meio das redes sociais de alguns vereadores – caso de Silvana Noely. Nesse novo formato, cabe à própria parlamentar estabelecer as regras de participação popular.