O vereador Genival Alves (Republicanos) comemorou, esta semana, a aprovação, por parte do Senado Federal, do novo marco legal do saneamento básico (PL 4.162/2019).
O projeto, de iniciativa do Governo, foi aprovado em dezembro do ano passado na Câmara dos Deputados e, agora, seguiu para a sanção presidencial.
“A Organização Mundial da Saúde calcula que, para cada R$ 1 investido em saneamento, gera-se uma economia de R$ 4 em gastos com saúde. Portanto, trata-se de uma política pública mais do que importante, principalmente neste momento de pandemia pelo qual todos estamos passando e sofrendo”, disse o parlamentar.
Saneamento básico eficiente e de qualidade em São Luís tem sido uma das bandeiras de luta de Genival Alves na Câmara Municipal.
O gabinete do vereador, com base em estudos promovidos por instituições de ensino superior, elaborou levantamento revelando que na capital mais de 80% das regiões não possuem esgotamento sanitário.
No Parlamento, Genival já apresentou diversos pleitos solicitando ao Executivo ações neste setor, como a implantação de novas Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários (ETEs).
Ano passado, o vereador, de forma inédita, realizou audiência pública, no MultiCenter Sebrae, para tratar da problemática do saneamento básico.
Na oportunidade, classe política, agentes governamentais e representantes da sociedade discutiram medidas para que, de fato, São Luís tenha um sistema funcional e que oferte saúde à população.
Genival Alves também é idealizador do projeto Saúde na Comunidade que, desde 2017, oferece serviços variados e gratuitos na área da saúde básica preventiva.
A iniciativa já atendeu mais de 30 mil pessoas, residentes em bairros periféricos, e também expandiu suas atividades para o interior, já tendo realizado edições em São José de Ribamar, Cajari, São Benedito do Rio Preto, Humberto de Campos e São João Batista.